A Mozilla promoveu o lançamento do Firefox 109 para o canal estável. Portanto, este é o primeiro lançamento do navegador em 2023. Além disso, traz um punhado de novos recursos e muitas melhorias. O principal destaque do Mozilla Firefox 109 que está disponível para download é que ele vem com o novo botão Unified Extensions.
Como já se sabia no estágio beta, o Mozilla Firefox 109 implementa um novo botão Unified Extensions na barra de ferramentas. Este botão funciona como um contêiner para todos os seus complementos instalados (e ativados). Assim, torna a barra de ferramentas mais organizada e fácil de gerenciar complementos de um Lugar.
Todos os complementos listados no novo botão Extensões Unificadas terão um ícone de configurações próximo a eles para que você possa acessar mais facilmente suas opções, fixá-los na barra de ferramentas, removê-los ou denunciá-los, bem como gerenciá-los no Gerenciador de complementos embutido.
Mozilla Firefox 109 está disponível para download com o novo botão Unified Extensions
Do mesmo modo, a implementação do novo botão Unified Extensions foi possível graças à ativação do Manifest Versão 3 (MV3) por padrão. Isso dá aos usuários acesso e controle persistente sobre quais complementos podem acessar qualquer página da web, a qualquer momento.
Os usuários são livres para conceder acesso contínuo a um site ou fazer uma escolha por visita. Para habilitar isso, o MV3 trata as permissões de host (listadas no manifesto da extensão) como opt-in”, disse Mozilla. As extensões Manifest V2 (MV2) também serão exibidas no painel; no entanto, os usuários não podem executar ações para permissões de host MV2, pois foram concedidas na instalação e essa escolha não pode ser revertida no MV2 sem desinstalar a extensão e começar novamente.
O Firefox 109 também apresenta um dicionário embutido para compilações de espanhol da Espanha (es-ES) e espanhol da Argentina (es-AR). O dicionário embutido pode ser usado com o recurso corretor ortográfico do Firefox. Mais mudanças serão reveladas amanhã, 17 de janeiro, quando a Mozilla anunciará oficialmente o lançamento do Firefox 109.
Enquanto isso, você pode baixar os binários para distribuições GNU/Linux de 64 bits ou 32 bits agora mesmo do servidor de download oficial aqui.