Mozilla pode finalmente ativar o backend Wayland do Firefox em breve. Embora algumas distribuições Linux como Fedora e Arch estejam habilitando o back-end nativo do Wayland para Firefox por padrão, o Firefox upstream continua a não habilitar esse suporte ao Wayland como parte de suas compilações padrão. Mas – finalmente – isso pode finalmente mudar em breve.Martin Stransky da Red Hat, conhecido por seu trabalho no Firefox no Fedora, descreveu hoje as melhorias do Firefox Linux feitas no último trimestre.
Ele mencionou que “o backend do Wayland está ganhando impulso no upstream da Mozilla”.Embora aqueles que executam o Wayland atualmente com as compilações oficiais encontrem o Firefox rodando através do XWayland, ele parece esperançoso de que isso poderá mudar em breve. A Mozilla está migrando seu conjunto de testes para rodar no Ubuntu 22.04 LTS e como parte disso agora há testes do Wayland. Martin menciona “esperemos ver Wayland sendo lançado em breve”.
Mozilla pode finalmente ativar o backend Wayland do Firefox em breve
Existe este rastreador de bugs para o status de envio do back-end do Wayland para versões do Firefox. Sylvestre Ledru, da Mozilla, comentou na semana passada que é a favor de prosseguir com a mudança, desde que seja devidamente documentada. Assim, à medida que nos aproximamos do final de 2023 ou do início de 2024, parece que estamos nos aproximando do ponto de finalmente ter suporte nativo ao Wayland com as compilações upstream do Firefox.
Martin também descreveu em sua postagem no blog de status do Firefox Linux no terceiro trimestre que o dbus-glib também foi descartado como uma dependência de compilação para o Firefox, o Firefox suporta um novo modo quiosque, há um novo monitor/serviço inativo implementado e outras melhorias no Linux.