Mozilla reescreve Crash Reporter em Rust

Mozilla anuncia Whisperfile para tradução local de áudio para texto

A Mozilla reescreve Crash Reporter em Rust. A Mozilla espera que você nunca precise vê-lo, mas eles estão reescrevendo seu aplicativo de relatório de falhas para o Firefox dentro da linguagem de programação Rust.

No blog Mozilla Hacks hoje é um write-up pelo engenheiro da Mozilla Alex Franchuk sobre como eles têm reescrito seu crash reporter como um aplicativo GUI multiplataforma dentro da linguagem de programação Rust. Embora o Firefox tenha travado menos, os engenheiros da Mozilla acharam importante reescrever o repórter de falhas para obter ainda mais informações sobre falhas. Devido à base de erros do repórter de falhas existente ser “difícil e propensa a erros”, eles decidiram reescrevê-la em Rust.

Mozilla reescreve Crash Reporter em Rust

O repórter de falhas intencionalmente não tem como objetivo usar a base de código existente do Firefox, manter uma base de código mínima devido à natureza dos relatórios de falhas e fornecer uma aparência nativa em todas as plataformas. O novo repórter de falhas no Linux continua a fazer uso do kit de ferramentas GTK.

Eles mostraram sua nova GUI de repórter de acidentes depois de entrar em todos os detalhes técnicos interessantes sobre sua implementação baseada em Rust:

O novo repórter de acidentes de Rust da Mozilla

Agora que eles têm essa nova base de código limpa para o Firefox Crash Reporter, eles podem continuar a implementar novos recursos para tornar este repórter mais útil do que a implementação anterior. Mais detalhes para os interessados no blog Mozilla Hacks.