A Mozilla anunciou no ano passado de que criaria sua própria instância do Mastodon e, agora, está dando um passo importante para tornar isso cada vez mais próximo dos usuários. Com o Mozilla.social, a Mozilla está lançando uma versão beta na qual você pode se inscrever.
Mozilla e a sua própria instância do Mastodon
A Mozilla trabalhou muito para chegar a esse estágio, escreve Steve Teixeira em um post de blog. A empresa passou a instância Mozilla.social do Mastodon para beta privado, o que significa que ela passa a receber novos usuários em um sistema restrito de entrada e com fila de espera.
No texto de apresentação da instância, o chefe de produto da Mozilla, Steve Teixeira, explica que a ideia de criar uma instância diferente no Mastodon é tentar melhorar a atual situação das plataformas de redes sociais.
Ame ou odeie, não há como negar que redes sociais são uma grande parte das nossas vidas. Na melhor das hipóteses, é como nos conectamos uns com os outros para além do tempo e espaço, descobrimos novas ideias, aprendemos o que está acontecendo no mundo e somos apresentados a conteúdos que nos fazem sentir coisas. (…) Mas, olhe, com o risco de ser tão dramático quanto clichê, o social está quebrado. Muitas das coisas boas que eu mencionei estão… bom, nenhuma delas funciona super bem atualmente, certo?
Como o funcionário da Mozilla continua a escrever, eles seguem uma política diferente quando se trata de moderação de conteúdo em comparação com outras grandes plataformas de mídia social. Não será outra plataforma autodeclarada “neutra” porque a “neutralidade” é frequentemente usada como desculpa para permitir comportamentos e conteúdos destinados a assediar e prejudicar pessoas que historicamente enfrentaram assédio e violência.
O plano da Mozilla é alinhar a moderação de conteúdo com os objetivos e valores do Manifesto Mozilla, incluindo dignidade humana, inclusão, segurança, expressão individual e colaboração.
Reconhece-se que a expressão individual é muitas vezes vista como um direito absoluto à liberdade de expressão a qualquer custo, especialmente nos EUA, mesmo que esse preço seja prejudicial para os outros. Ninguém compartilha dessa opinião. A Mozilla quer deixar isso claro.
Estamos construindo uma grande caixa de areia na qual todos podemos brincar, mas também existem regras sobre como tratamos uns aos outros. Você é totalmente livre para ir a outro lugar se não gostar deles.
Mais conhecida pelo navegador Firefox, a Mozilla agora quer mudar o mercado de redes sociais. Para isso, ela vai adotar essa plataforma já existente e adaptar algumas regras para tentar criar um ambiente mais saudável para os usuários.