Embora os usuários do Linux possam hoje ativar manualmente o suporte do WebRender para suas instalações do Firefox, a Mozilla está fazendo os ajustes necessários para começar a experimentar a ativação desse elemento de renderização baseado em GPU escrito por Rust para dispositivos Linux “qualificados”.
O que é qualificado?
A Mozilla ainda não está tentando habilitar o WebRender por padrão em todos os lugares, porém, para fins experimentais, tem a capacidade de habilitá-lo para um grupo razoável de usuários. O que está sendo considerado “qualificado” neste momento são sistemas que combinam todos os critérios a seguir:
- Executando gráficos Intel com Mesa 18.2 ou mais recente … Sem gráficos NVIDIA ou Radeon neste momento, mas apenas Intel com o driver i965 Mesa. O Mesa 18.2.8 é o requisito de versão específica para corresponder ao que é enviado no Ubuntu 18.04 LTS.
- Executando uma resolução de 3440 x 1440 ou menos. Sem 4K por enquanto.
Portanto, supondo que você esteja executando com gráficos da Intel no Mesa 18.2.8+ e não usando um monitor 4K/5K, com as versões mais recentes do Firefox Nightly, você poderá usar o WebRender em breve, caso ainda não o tenha ativado. A mudança é delineada e pendente via Bug # 1543217. Forçar manualmente o WebRender pode ser feito para todos os usuários através da variável de ambiente MOZ_WEBRENDER = 1 .