O navegador Tor é bastante conhecido por garantir que sua comunicação permaneça operacional por meio de uma rede descentralizada de transferências. Ele protege sua conexão com a Internet de olhares indiscretos, impedindo que qualquer pessoa monitore os sites que você visita, protege sua localização física de ser divulgada aos sites em que você navega e permite o acesso a sites bloqueados. O Projeto Tor pode deixar as coisas ainda melhores, com o lançamento de um novo navegador chamado Mullvad.
Novo navegador Tor Mullvad
Existem inúmeras razões pelas quais os indivíduos podem tentar compartilhar arquivos anonimamente, sendo o mais proeminente o caso de denunciantes ou ativistas políticos que se esforçam para evitar perseguições. Quando um usuário inicia o Tor, ele inicialmente passa pelo primeiro nó no circuito escolhido de um pool de 2.500 de 7.000 computadores chamados de “Guarda de entrada”. Esses nós são conhecidos por seu alto tempo de atividade e disponibilidade.
Um novo navegador foi lançado ontem, apresentando uma infraestrutura alternativa que inclui uma camada de suporte VPN no lugar da rede Tor. Com o novo navegador Mullvad, qualquer pessoa pode utilizar totalmente os recursos de privacidade desenvolvidos pelo Projeto Tor.
Mullvad Browser, um navegador da Web gratuito que preserva a privacidade para desafiar o modelo de negócios predominante de explorar os dados das pessoas para fins lucrativos.
Projeto Tor
Este pode ser outro navegador focado na privacidade que não requer extensões ou plug-ins para reforçar seus recursos de privacidade. E, de acordo com a empresa, o objetivo era dar aos usuários as proteções de privacidade do navegador Tor sem o Tor.
Por exemplo, o Mullvad Browser aplica uma abordagem de “esconder-no-multidão” à privacidade online, criando uma impressão digital semelhante para todos os seus usuários.
O Mullvad Browser possui um modo privado padrão que obstrui rastreadores e cookies de terceiros, ao mesmo tempo em que fornece opções convenientes de exclusão de cookies. Esse navegador visa lidar com tudo isso para você, permitindo que você abra o navegador com a garantia de que não será facilmente rastreável.
Nossa missão no Projeto Tor é promover os direitos humanos construindo tecnologia que proteja a privacidade das pessoas, forneça anonimato e as ajude a contornar a censura.
Queremos libertar a Internet da vigilância em massa e uma VPN sozinha não é suficiente para obter privacidade. Do nosso ponto de vista, existe uma lacuna no mercado para aqueles que desejam executar um navegador com foco na privacidade tão bom quanto o do Projeto Tor, mas com uma VPN em vez da Rede Tor.
Jan Jonsson, CEO da Mullvad VPN
O Projeto Tor divulgou uma declaração afirmando que o navegador Tor continuará a evoluir e aprimorar seus recursos.