O Multipass é o software desenvolvido pela Canonical, fabricante do Ubuntu, que é anunciado como “uma mini-nuvem em sua estação de trabalho” que fornece uma linha de comando do Ubuntu em “apenas um clique”, com suporte nativo ao hipervisor. O Multipass é basicamente um meio fácil de ativar as máquinas virtuais do Ubuntu no Linux, Windows e macOS. Ele tem funcionamento similar ao Vagrant. Porém, é mais focado nas VMs do Ubuntu. Agora, acaba de ser lançado o Multipass 1.1 da Canonical que traz suporte a proxy e muitas correções importantes.
O Multipass chegou à versão 1.0 no final do ano passado e o trabalho mais significativo é em relação ao KVM no Linux, o Microsoft Hyper-V no Windows e o KyperKit no macOS. O suporte ao VirtualBox também permanece disponível.
Multipass 1.1 da Canonical traz suporte a proxy e correções
O Multipass é uma mini-nuvem em sua estação de trabalho usando hipervisores nativos de todas as plataformas suportadas (Windows, macOS e Linux), fornecendo uma linha de comando do Ubuntu com apenas um clique (“Open Shell”) ou um simples comando
multipass shell
, ou até um atalho de teclado. Encontre quais imagens estão disponíveismultipass find
e crie novas instânciasmultipass launch.
Você pode inicializar instâncias através do cloud-init, como faria normalmente em todas as nuvens nas quais o Ubuntu é suportado, basta passar a configuração para
multipass launch --cloud-init
.
O acesso a arquivos da máquina host é suportado por meio do comando multipass mount
e, para mover arquivos entre o host e as instâncias, você pode usar multipass transfer
, diz o comunicado oficial.
Como seu primeiro lançamento em 2020 e um mês antes do Ubuntu 20.04 LTS, o Multipass 1.1 já está disponível. Com esta versão, o suporte do Apple macOS foi estendido para a v10.12. Além disso, agora há suporte para proxies de rede e uma variedade de correções.
Mais detalhes sobre os links para download do Multipass para Windows e macOS podem ser encontrados via GitHub. A versão Linux do Multipass continua sendo servida apenas como um Snap. Assim, basta acessar um Terminal e digitar os comandos:
ou
Resumo dos detalhes desta versão
- requisito mínimo de macOS reduzido para 10.12;
- adicionar suporte para proxies
- corrigimos vários problemas de console pequeno
- comandos corrigidos falhando devido a configurações SSH complexas
- corrigir montagens indo embora
- atualizamos nossas dependências