O compositor Mutter do GNOME está passando por algumas reestruturações de código e preparações para poder construí-lo sem nenhuma dependência do X11. Isso é ideal para aqueles que desejam uma experiência de desktop GNOME sem legacy e sem X11 que também renunciaria a qualquer suporte XWayland. Assim, o Mutter do GNOME deve ter opção de compilação apenas para Wayland puro.
O colaborador do GNOME, Bilal Elmoussaoui, na semana passada, viu este MR chegar ao Mutter, que estava em andamento no mês passado. Isso está movendo as fontes e dependências do X11 para trabalhar para poder compilar o Mutter sem nenhuma dependência do X11 no futuro.
Essa mesclagem também adiciona novas opções de configuração X11/XWayland para as compilações Meson do Mutter e a capacidade de desabilitar o XWayland ou a implementação de back-end do X11.
Além disso, Bilal Elmoussaoui vem trabalhando no ramo de Mutter “without-xwayland” para que o suporte puro do Wayland Mutter não crie nenhum código X11, se assim o desejar.
Mutter do GNOME deve ter opção de compilação apenas para Wayland puro
Concedido, no futuro próximo, a maioria dos usuários de desktop Linux, especialmente entusiastas e jogadores, ainda desejarão o suporte X11 pelo menos para suporte XWayland para continuar executando jogos e outros softwares somente X11 no desktop Linux.
Porém, para aqueles que desejam remover a sujeira herdada, como nas plataformas Linux corporativas, onde precisam se preocupar menos com jogos e menos com aplicativos GUI, esse suporte de compilação “puro Wayland” para evitar todas as dependências do X11 pode ser atraente – especialmente devido aos problemas conhecidos estado da base de código X.Org quando se trata de segurança e pesquisadores dizendo que é ainda pior do que parece.
Veremos se este Mutter sem suporte de compilação opcional XWayland e X11 está pronto para o lançamento do GNOME 43 em setembro.
Via Phoronix