Em mais um passo importante em seu processo de evolução, o navegador Firefox tenta enviar Wayland habilitado por padrão. Existem proteções onde o navegador Firefox habilitou o Wayland por padrão (quando executado em versões recentes do GTK), mas a partir de hoje esse código foi removido… O Firefox tentará avançar com versões estáveis ??onde o Wayland será lançado por padrão!
Mozilla Bug 1752398 para “enviar o backend do Wayland para lançamento” foi encerrado esta noite! Depois que o ticket foi aberto nos últimos dois anos, agora ele é considerado pronto para ser enviado habilitado para Firefox 121!
Este patch elimina a verificação “beta inicial ou anterior” para permitir que o suporte ao Wayland seja habilitado por padrão ao executar em versões recentes do GTK (limite GTK 3.24.30).
O Firefox 121 deve ser lançado por volta de 19 de dezembro e, se tudo continuar assim, ele finalmente será lançado com o back-end Wayland habilitado por padrão, como mais um grande passo em frente. Com o KDE Plasma 6.0 usando o Wayland por padrão, o modo rootful do XWayland melhorando e outros progressos do (X)Wayland, 2024 pode muito bem ser o ano do Wayland brilhando no centro das atenções do desktop Linux.