Após 8 meses de desenvolvimento, foi lançada a nova versão do popular navegador “Tor Browser 12.5″, que é considerada uma versão importante, pois agrega melhorias em serviços, interface e muito mais. Esta versão continua o desenvolvimento de recursos baseados no ramo Firefox 102 ESR. Assim, o navegador Tor 12.5 vem com grandes mudanças estéticas e internas
Para quem não conhece o Tor, saiba que este é um navegador focado em fornecer anonimato, segurança e privacidade, todo o tráfego é redirecionado apenas pela rede Tor. É impossível entrar em contato diretamente através da conexão de rede regular do sistema atual, o que não permite rastrear o endereço IP real do usuário (no caso de um ataque ao navegador, os invasores podem acessar as configurações de rede do sistema, de modo que produtos como Whonix devem ser usados para bloquear completamente possíveis vazamentos).
Principais novidades do Navegador Tor 12.5
O acesso mais fácil às informações sobre a cadeia de nós Tor usados para acessar o site atual foi implementado nesta nova versão, lançada a partir do Navegador Tor 12.5 . Em vez de exibir uma string em um menu suspenso que é aberto clicando no ícone de cadeado na barra de endereços, as informações sobre as strings e a capacidade de alterá-las são destacadas em uma janela separada, chamada por meio de um botão separado localizado no painel na frente de a barra de endereço. Para aumentar a visibilidade, para cada nó da cadeia é exibida a bandeira do país em que o servidor está localizado.
Outra mudança que se destaca é o serviço SecureDrop, que oferece a capacidade de mudar de um nome de site amigável para exibir um endereço de cebola na barra de endereços. Ao abrir sites .onion, em vez de um ícone baseado no logotipo do navegador Tor na barra de endereço, são exibidos ícones individuais que permitem destacar visualmente o trabalho com os serviços onion e excluir a conexão dos serviços onion com um navegador específico.
Navegador Tor 12.5 vem com grandes mudanças estéticas e internas
Além disso, também é destacada a interface aprimorada para configurar uma conexão com a rede Tor . No navegador Tor 10.5, a interface para a primeira conexão à rede Tor foi movida do painel para a tela principal e implementada na forma de uma nova página de serviço “sobre:preferências#conexão”. Com o tempo, descobriu-se que essa alteração poderia causar confusão no caso de alternar para outras páginas no modo offline sem concluir a conexão com o Tor. Para facilitar o retorno à tela de gerenciamento de conexão, um botão “Conectar” separado foi adicionado à barra de endereço .
Por outro lado, é de referir que foi revista a experiência de utilização do navegador para pessoas com deficiência , pelo que alguns componentes foram redesenhados e adaptados para funcionar com leitores de ecrã, como é o caso do ecrã com lista de alterações ( about :tbupdate), a tela exibindo as cadeias do Tor, o painel de configurações do nível de proteção e vários diálogos.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Barra de endereço redesenhada para melhorar a compatibilidade com leitores de tela.
- Caixas de diálogo reprojetadas para visualizar nós de ponte integrados e remover todos os nós de ponte adicionados.
- Controladores desativados para páginas adicionais
- Permitir a personalização de MOZ_APP_BASENAME
- A nova versão melhora a visibilidade do indicador de status da conexão, que agora é exibido no canto direito da barra de guias.
- Suporte para albanês e ucraniano.
- O design de string para sites .onion foi modernizado.
Por fim, se você estiver interessado em saber mais sobre este novo lançamento, pode conferir os detalhes no link a seguir.
Baixe e obtenha o Tor 12.5
Para os interessados em poder testar a nova versão, devem saber que as builds do navegador Tor estão preparadas para Linux, Windows e macOS.