As coisas parecem não estar tão boas para a plataforma de streaming Netflix. Uma nova pesquisa sugere que não apenas a Netflix está perdendo clientes, mas também os assinantes de longo prazo que antes eram leais estão abandonando a empresa com a qual estão há anos.
As informações vêm do The Information (Via: TechSpot), que teve acesso a dados da empresa de análise Antenna que mostram que 3,6 milhões de pessoas cancelaram suas assinaturas da Netflix no último trimestre. Isso é mais de um milhão a mais do que nos cinco trimestres anteriores, que tiveram cancelamentos em torno da marca de 2,5 milhões.
O que provavelmente preocupa a Netflix é o tipo de cliente que está perdendo. De acordo com o relatório, 13% dos cancelamentos no primeiro trimestre deste ano foram de assinantes por três anos ou mais. Isso representa um aumento de 10% durante o mesmo período do ano anterior e foi de apenas 5% no mesmo trimestre de dois anos antes, aponta o TechSpot.
Assinantes da Netflix estão deixando a plataforma
Os dados, extraídos dos hábitos de assinatura de cinco milhões de americanos que o compartilharam anonimamente, mostram que 60% dos cancelamentos no último trimestre foram de pessoas que assinaram a Netflix por menos de um ano. Isso representa uma queda de 10% em comparação com o primeiro trimestre de 2021.
A Netflix foi abalada em abril, quando registrou uma perda líquida de 200.000 assinantes globalmente durante o primeiro trimestre, o primeiro declínio do serviço em uma década. Desde então, fala-se sobre níveis suportados por anúncios e repressão ao compartilhamento de senhas, enquanto o site de fãs Tudum viu muitos funcionários serem demitidos. Esta semana também trouxe a notícia de que a empresa demitiu cerca de 150 funcionários em mais uma rodada de demissões.
O TechSopt aponta alguns motivos pelos quais a as pessoas estão cancelando as assinaturas da Netflix. As regras de permanência em casa durante a pandemia aumentaram o número de clientes da empresa, mas muitos agora estão abandonando seus substitutos.
Além disso, já também o aumento do custo de vida e da inflação, bem como o hábito de longa data da Netflix de cancelar programas populares após uma ou duas temporadas. Em última análise, porém, os consumidores podem ter acabado de atingir o pico de assinatura.
Esperamos que a Netflix consiga contornar essa situação. Uma boa ideia, talvez, seria lançar planos mais acessíveis, já que muitas pessoas estão cortando gastos.
Via: TechSpot