O NetworkManager 1.40 acaba de chegar como a mais nova versão deste software amplamente utilizado para configurar interfaces de rede com e sem fio no Linux. Assim, o NetworkManager 1.40 foi lançado com Multi-Path TCP Support e outras melhorias.
Indiscutivelmente, o que há de mais empolgante com a versão atual do NetworkManager 1.40 é que ele agora suporta Multi-Path TCP (MPTCP). O NetworkManager também suporta a configuração de endereços IP como terminais MPTCP. Além disso, o manuseio MPTCP tem ativação automática se houver suporte pelo kernel Linux.
NetworkManager 1.40 lançado com Multi-Path TCP Support e outras melhorias
O Multi-Path TCP se uniu no kernel nos últimos dois anos para esse padrão em torno de permitir que conexões TCP usem vários caminhos para maior desempenho/eficiência e redundância adicional.
Com kernels recentes, a funcionalidade MPTCP está em boa forma e agora é bom vê-la ao lado da configuração do NetworkManager com todo o suporte necessário.
O NetworkManager 1.40 também descartou seu cliente DHCPv4 interno do systemd, há muito não utilizado, que foi substituído há muito tempo por uma implementação do nettools n-dhcp4.
O NetworkManager 1.40 também melhorou as mensagens de log para opções de DHCP inválidas. Por outro lado, tem suporte para configurar o IPv6 MTU, leitura de opções /proc/cmdline, detecção de operadora aprimorada e uma variedade de outros aprimoramentos.
Downloads e mais detalhes sobre o NetworkManager 1.40 via FreeDesktop.org GitLab.
Mais melhorias no laptop ASUS ROG na fila antes do Linux 6.1
Graças ao trabalho do desenvolvedor independente Luke Jones e como parte de seu projeto Asusctl Linux, os laptops ASUS ganham melhor suporte a recursos no Linux. Por outro lado, com o ciclo v6.1 começando em outubro, há mais aprimoramentos do laptop ASUS ROG que foram preparados.
O mantenedor de drivers da plataforma x86, Hans de Goede, da Red Hat, colocou na fila o último lote de melhorias do driver do kernel ASUS-WMI por Luke Jones. Para laptops ASUS no Linux, ele está trabalhando em recursos como:
- controles de luz de fundo do teclado RGB;
- curvas de ventilador personalizadas;
- overdrive do painel e muito mais;
- além de seu trabalho no espaço do usuário Asusctl.
O que está agora na árvore “for-next” dos drivers da plataforma x86 antes do Linux 6.1 é o suporte para o hardware GPU MUX em alguns laptops ASUS. Alguns modelos de laptop ASUS têm um switch dedicado para alternar entre o modo GPU dedicado (somente dGPU) e o modo Optimus de usar os gráficos integrados regulares com GPU discreta disponível também que pode ser usado com DRI_PRIME.
Também como parte deste material para o Linux 6.1 está o suporte para o modo tablet ROG X13 para habilitar o modo tablet no Linux ao virar a tampa.
Outras melhorias do driver ASUS-WMI na fila incluem manuseio aprimorado do modo tablet e documentação aprimorada em torno das opções sysfs panel_od /egpu_enable/dgpu_disable do driver.
Como ainda falta mais de um mês para a janela de mesclagem do Linux 6.1, veremos quais outros recursos ASUS-WMI podem estar prontos a tempo e para os outros drivers da plataforma x86 em geral.
Mais detalhes sobre a invasão de Luke Jones no suporte ao Linux do laptop ASUS podem ser encontrados em seu site em ASUS-Linux.org. Embora seja lamentável quando o fornecedor não está contribuindo diretamente para o suporte ao Linux, pelo menos ele indicou estar sob NDA com a ASUS e receber alguma documentação e suporte técnico deles para fazer essas melhorias no Linux.