A Nissan, montadora japonesa, está investigando um ataque cibernético que teve como alvo seus sistemas na Austrália e na Nova Zelândia. Esse possível hack da Nissan pode ter permitido que cibercriminosos acessassem informações pessoais, levando a uma violação de dados da empresa.
Ataque cibernético com possível violação de dados à Nissan
Os detalhes do ataque não foram publicados, mas a empresa informou os clientes da sua divisão Nissan Oceania sobre uma potencial violação de dados, alertando-os de que existe o risco de fraudes nos próximos dias. A Nissan Oceania é uma divisão regional da famosa montadora japonesa que cobre distribuição, marketing, vendas e serviços na Austrália e na Nova Zelândia.
Um comunicado da empresa foi publicado na página principal dos sites “nissan.com.au” e “nissan.co.nz” e informa que os sistemas da Nissan Corporation and Financial Services da Austrália e da Nova Zelândia “foram sujeitos a um incidente cibernético.”
Além disso, a notificação diz que a empresa implantou sua equipe global de resposta a incidentes para determinar o impacto do ataque cibernético. “A Nissan está trabalhando com sua equipe global de resposta a incidentes e partes interessadas relevantes para investigar a extensão do incidente e se alguma informação pessoal foi acessada”, informa a montadora.
Como o risco de comprometimento dos dados dos clientes é significativo, a Nissan está alertando sobre possíveis golpes direcionados aos titulares de contas e a possibilidade de sequestro de contas.
Embora a extensão do incidente ainda esteja sob investigação, a Nissan incentiva seus clientes a ficarem vigilantes em suas contas, inclusive atentos a quaisquer atividades incomuns ou fraudulentas.
Mais da notificação da Nissan
Embora a funcionalidade do site pareça não ter sido afetada, a Nissan confirma que está trabalhando para restaurar os sistemas afetados. A empresa solicita que os clientes sejam pacientes durante esse processo. A Nissan esclarece que a sua rede de concessionários não foi impactada e todas as dúvidas sobre veículos e serviços poderão ser submetidas e não haverá atrasos no seu processamento.
As agências governamentais da Austrália e da Nova Zelândia encarregadas de melhorar a resiliência cibernética (o Centro de Segurança Cibernética) foram notificadas sobre o incidente, mas não publicaram quaisquer declarações até ao momento da publicação.
O pessoal do BleepingComputer entrou em contato com a Nissan Oceania com um pedido de comentários e informações adicionais sobre o incidente cibernético, não obtendo resposta, No entanto, a empresa deve se pronunciar em breve sobre o ocorrido.