Nitrux 2.1 lançado com suporte para Linux 5.17

Nitrux 3.4 usa o software KDE do Debian
Nitrux 2.2 muda para Linux 5.17 e adiciona criptografia de disco completo

O desenvolvedor Uri Herrera anunciou recentemente o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 2.1. Esta passa a ser a mais recente versão estável desta distribuição GNU/Linux com o ambiente de desktop KDE Plasma, livre e que tem como base o Debian. Esta distribuição é atualizada todos os meses. Sendo assim, o Nitrux 2.1 foi lançado com suporte para o novo kernel Linux 5.17.

O Nitrux 2.1 ainda está aqui alimentado pelo kernel Linux 5.16 com sabor XanMod que foi introduzido no Nitrux 2.0. No entanto , o kernel está na versão 5.16.16, e também adiciona suporte para a mais recente e melhor série de kernel Linux 5.17, que pode ser instalada a partir de os repositórios.

Usamos a versão 5.16.16 do kernel XanMod em vez da 5.17.1 mais recente para esta versão devido à falha na instalação do pacote broadcom-sta-dkms durante a criação de nossos arquivos ISO; no entanto, um sistema instalado não apresenta esse problema, explicaram os desenvolvedores.

Para instalar ou reinstalar qualquer kernel, execute um dos comandos a seguir:

Terminal
sudo apt install linux-image-mainline-lts
sudo apt install linux-image-mainline-current

Também oferecem os kernels mais recentes XanMod-edge 5.17.1, XanMod LTS 5.15.32 e Liquorix de nosso repositório, atualmente 5.16.0-27, respectivamente.

Como esperado, o Nitrux 2.1 também vem com algumas das atualizações mais recentes do KDE Plasma, incluindo:

  • o ambiente de desktop KDE Plasma 5.24.4 lançado no início desta semana;
  • bem como os pacotes de software KDE Frameworks 5.92 e KDE Gear 21.12.3 , todos compilados no Qt 5.15.3.

Nitrux 2.1 lançado com suporte para Linux Kernel 5.17, últimas novidades do KDE Plasma

Entre outras mudanças importantes, esta versão:

  • adiciona um atalho para facilitar a instalação do cliente Steam;
  • adiciona pacotes de drivers contendo firmware para dispositivos Broadcom 43xx e Intel SOF;
  • e introduz a implementação do sistema de arquivos ifuse FUSE para acessar o conteúdo de dispositivos iOS , como iPhone e iPod.

Obviamente, alguns dos aplicativos incluídos foram atualizados para suas versões mais recentes, como o navegador da Web Mozilla Firefox. Além disso, vários bugs que estavam presentes nas versões anteriores do Nitrux foram corrigidos. Para mais detalhes, confira a página de anúncio de lançamento.

Nitrux 2.1 lançado com suporte para Linux 5.17
Nitrux 2.1 lançado com suporte para Linux 5.17

Se você quiser experimentar o Nitrux 2.1 em seu computador pessoal, você pode baixar a imagem ISO mais recente agora mesmo no site oficial ou clicando no link de download direto abaixo. Os usuários existentes do Nitrux precisam apenas garantir que tenham as atualizações mais recentes instaladas.

Por outro lado, neste link você encontrará as notas de lançamento com todos os detalhes do novo Nitrux 2.1.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile