O Android 13 deve chegar em sua versão estável apenas no final do ano. No entanto, as prévias nos dão uma boa olhada nos recursos, antecipadamente. A versão Developer Preview 2 nos trouxe novos recursos há muito esperados, como um sistema de monitoramento de consumo de energia do aplicativo e um menu suspenso ligeiramente revisado. No entanto, o Android 13 também adicionou um recurso para personalização da vibração do smartphone de acordo com as notificações que o usuário recebe.
Personalização de vibração conforme a notificação no Android 13
Após instalar a atualização, Mishaal Rahman, ex-editor-chefe do XDA-Developers e especialista em Android, descobriu um menu para ajustar a vibração do smartphone. “Os controles deslizantes de vibração granular foram adicionados para controlar as vibrações de alarme e mídia”, diz Mishaal Rahman em sua conta no Twitter.
O Android 13 permitirá programar como o seu smartphone irá vibrar de acordo com cada evento. Em particular, é possível ajustar a operação de acordo com uma chamada telefônica, a recepção de um SMS, um alerta ou uma simples notificação.
Na captura de tela compartilhada pelo especialista, descobrimos que o Google permitirá que você ajuste a intensidade do vibrador usando um controle deslizante. No caso de uma chamada, será possível ativar o vibrador apenas no início. O toque assumirá o controle. Esta opção permite evitar toques irritantes durante uma refeição ou entrevista.
Personalização da vibração e mais recursos
É possível programar vibrações fortes em caso de alarme ou vibrações fracas se for apenas uma notificação. Atualmente, os telefones se contentam em ajustar a força do vibrador de acordo com uma chamada ou notificações; sem ser capaz de adaptar as vibrações com precisão. O Android 13 também permitirá que você ajuste a potência do feedback tátil da tela com grande precisão.
O Google não implantará a versão final e estável do Android 13 até setembro de 2022. Esperamos descobrir uma nova prévia das novidades por meio da primeira versão beta pública, que cegará em maio de 2022.
Entre os próximos recursos, descobriu-se que o Android 13 também possui uma interface especial para PC. Não há nada de radicalmente novo nisso, já que o Android 12L possui uma interface semelhante. Mas esta versão está disponível especificamente para dispositivos com telas grandes; e o Android 13 é a próxima versão usual do sistema operacional.
Além disso, o Google finalizou a interface e os ícones de notificação e configurações rápidas estão localizados no lado direito da barra de tarefas. Nesse modo, os aplicativos são abertos automaticamente no modo de janela de forma livre.
O XDA aponta que, talvez o Android 13 implemente um recurso semelhante ao Samsung DeX e outros desenvolvimentos semelhantes, que permite que você use seu smartphone como uma espécie de substituição do PC.
Via: XDA-Developers