A nova interface do usuário do instalador da distribuição Linux Fedora e que tem como base a Web está se saindo bem nos primeiros testes. Os engenheiros da Red Hat estão trabalhando em uma nova interface de usuário baseada na web para o instalador do Fedora há mais de um ano e ela está em boa forma, embora ainda não tenha paridade de recursos com o instalador Anaconda com sua interface GTK.
No entanto, Martin Kolman apresentou no FOSDEM no último fim de semana sobre a nova IU do instalador do Fedora para oferecer uma visão sobre seus motivos para torná-lo baseado na web e o trabalho que resta.
Quanto ao instalador do Fedora decidir ir para uma interface do usuário baseada na web, isso foi atribuído à diminuição da dependência do X.Org Server, afastando-se da “tecnologia desatualizada” como GTK3, acesso remoto ineficiente e inseguro com VNC e o ” tendência clara” para ferramentas de gerenciamento de sistema que passam a ser baseadas na web em torno do projeto Cockpit. Por ser baseado na web, é “mais fácil obter consistência”, pode fazer uso de ferramentas e bibliotecas modernas e amplamente utilizadas e pode fornecer acesso remoto mais seguro e eficiente.
Nova interface do usuário do instalador do Fedora Linux está se saindo bem
Desde o Fedora 37, existe uma imagem ISO não oficial que apresenta essa interface do usuário da web. Os interessados podem encontrá-lo aqui. Para exibir a IU da Web localmente, eles estão decidindo entre o GTK3 WebKit e o Firefox. Com GTK3 WebKit é menor e com menos uso de RAM, mas pior desempenho e sem aceleração.
O Firefox é maior e com maior uso de RAM, mas com desempenho uniforme. Aqueles que trabalham no instalador do Fedora também têm trabalhado com segurança de conexão remota, opções de configuração de armazenamento mais avançadas e implementação de outras funcionalidades na interface do usuário da Web que não estão conectadas no momento.
Veremos se no Fedora 39 no final do ano se a nova interface do usuário está pronta para assumir o controle ou se arrastará por mais tempo antes de ver todos os recursos conectados à nova interface do usuário para atingir a paridade com o Anaconda baseado em GTK3. Aqueles que desejam aprender mais sobre o Fedora Web UI Installer podem ver a apresentação de Kolman incorporada abaixo junto com o conjunto de slides.