Desenvolvedores do ONLYOFFICE, um suíte de escritório de código aberto, lançaram a nova versão dos seus editores online. O ONLYOFFICE permite criar, editar e colaborar em documentos de texto, planilhas e apresentações. A nova versão tem inovações em todos os três editores.
O recurso mais esperado – índice – finalmente chegou. Você pode criá-lo da maneira tradicional – marcando os títulos que deseja exibir no conteúdo, usando os estilos de cabeçalho.
- Não mais há caracteres indefinidos
O mecanismo de fontes foi aprimorado – agora ONLYOFFICE pode substituir caracteres ‘quadrados’/indefinidos de fonte não suportado por caracteres de fonte mais semelhante disponível. Também mais fontes foram adicionadas. É muito conveniente quando você esta trabalhando com, por exemplo, caracteres chineses.
- Novos plugins
Plugins são extensões para expandir a funcionalidade dos editores. Na nova versão um plugin Macros foi adicionado para automatização de tarefas repetitivas. A realização de macros de ONLYOFFICE está baseado no JavaScript.
Os editores agora têm plugin EasyBib para criar bibliografias automatizadas e WordPress para adicionar documentos à um site diretamente do editor.
Inovações nos editores de planilhas e apresentações
Há novas funções para trabalhar mais efetivamente. No editor de planilhas:
- 8 novas fórmulas;
- Novas ferramentas de edição para Tabelas Dinâmicas;
- 3 novos formatos de data (aa/m/d, aa /mm/dd, aaaa/m/d);
- Novos presets regionais para a Suíça, México, Holanda e Eslovênia.
No editor de apresentações:
- Colar especial com preservação dos estilos iniciais;
- Comentários no nível de apresentação, não apenas para slides separados.
Todas as funções são disponíveis nos editores online – no serviço na nuvem, portais pessoais, versão comercial para próprio servidor – ONLYOFFICE Enterprise Edition (baixar do site oficial) e versão para servidor livre – ONLYOFFICE Community Edition (baixar aqui). Em breve elas estarão disponíveis nos editores desktop.