Se você espera que um novo Raspberry Pi apareça em 2023, temos más notícias: O líder do projeto Eben Upton diz que o trabalho em um Raspberry Pi 5 não começará o desenvolvimento até o segundo semestre do ano, o que significa que a entrega ainda está longe de acontecer. Sendo assim, a nova versão do Raspberry Pi 5 não chega em 2023.
Em uma entrevista com o canal do YouTube Explaining Computers de Christopher Barnatt, Upton falou sobre a crescente disponibilidade de Pis nesta temporada de férias, depois de alguns anos em que um certo vírus interrompeu o preenchimento do suprimento de cadeia e deixou poucas coisas para os compradores brigarem.
Barnatt perguntou a Upton sobre futuros produtos Pi, especialmente um Pi 5. Foi quando ele deu a seguinte informação.
“Não espere um Pi 5 cinco no próximo ano”, disse Upton, explicando que a equipe do Pi vê 2023 como um ano para passar “se recuperando do que aconteceu com todos nós”.
E embora ele ache que a equipe do Pi poderia produzir um Pi 5 em 2023, ele acha que é uma má ideia tentar.
“Você sabe o que seria realmente um desastre? Se tentássemos introduzir algum tipo de produto Raspberry Pi 5 e não conseguíssemos aumentar [a produção] adequadamente por causa da restrição.”
Upton também quer evitar a introdução de um Pi 5 e ver esse produto canibalizar a cadeia de suprimentos de maneira a prejudicar a produção de outros produtos Pi.
Nova versão do Raspberry Pi 5 não chega em 2023
Ele disse que é justo supor que o Raspberry Pi 5 seria construído em uma CPU que usa um nó de processo anteriormente não utilizado nas máquinas de placa única, mas acrescentou que não é apenas a disponibilidade da CPU que determina quantos Pis podem ser construídos.
“Alguns deles [problemas da cadeia de suprimentos] são sobre embalagens, alguns deles são sobre capacidade de teste, alguns são sobre substratos”, disse ele.
Upton disse que o segundo semestre de 2023 provavelmente verá as preocupações com a cadeia de suprimentos diminuírem, e é quando será o momento certo para começar a pensar em uma quinta versão do Raspberry Pi.
O que provavelmente significa que a máquina será lançada no ano seguinte, o que significa que cinco anos podem se passar entre a estreia em junho de 2019 do Pi 4 e do Pi 5.
No início da entrevista, Upton apontou que os usuários de Pi só tiveram que esperar cerca de três anos por uma nova receita de Pi. Porém, ele acrescentou que, nos últimos anos, a Raspberry Pi Trading, a entidade que fabrica o Pis, entregou atualizações valiosas para os modelos existentes.
O Raspberry Pi 400, por exemplo, incorporou um modelo 4 Pi em um teclado pouco depois do lançamento da placa, enquanto o Raspberry Pi 4 foi atualizado com o dobro de RAM menos de um ano após o lançamento. Upton também lembrou aos espectadores as inúmeras atualizações de software que tornam o Pi mais apetitoso, como o suporte 3D aprimorado que chegou em agosto de 2022.
A tônica de seu argumento é que pode ter passado um tempo desde que o rPi 4 estreou, mas a plataforma não parou. E não vai, mesmo sem um novo modelo na prancheta.