A equipe ReactOS tem o prazer de anunciar o lançamento da versão 0.4.14. Como em todas as outras versões, notamos regularmente melhorias e atualizações para mantê-lo informado sobre o que está sendo feito no ReactOS. Nesta versão, as melhorias variam de correções do FreeLoader, recursos do Shell, correções do kernel, apresentação do NetKVM VirtIO, trabalho adicional na porta do Xbox e suporte para NEC PC-9800.
Recurso “Send To” e melhorias no Shell
Um dos principais destaques desta versão é a quantidade de melhorias feitas no componente Shell, que constitui uma parte vital da experiência do usuário ReactOS. Katayama Hirofumi MZ é o pioneiro na implementação “Send To”, um recurso do Shell que pode ser usado para enviar arquivos ou diretórios para um determinado local predefinido.
Além disso, “Open File Location” e “Open Command prompt here” também foram implementados graças a ele. Além dos recursos acima mencionados, não vamos esquecer as correções de bugs que afetaram a operacionalidade do Shell. Katayama Hirofumi MZ corrigiu a seleção de rolagem e Mark Jansen melhorou algumas interfaces COM (Component Object Model), para que certas regressões de arrastar e soltar pudessem ser corrigidas. As implementações de “Send To” e “Open File Location” são mostradas nas imagens abaixo:
Suporte a inicialização NEC PC-9800
NEC PC-9800 (ou PC-98 em resumo) é uma série de computadores japoneses de 16 e 32 bits desenvolvidos e fabricados pela NEC. Como esse tipo de hardware é baseado em processadores x86, é um destino de portabilidade relativamente fácil. No entanto, cada porta para outra arquitetura abre possibilidades para encontrar e corrigir bugs nos módulos principais do ReactOS.
Dmitry Borisov, um novo contribuidor do ReactOS, ajudou a colocar a porta PC-98 em forma. Embora ainda haja trabalho a ser feito no desenvolvimento do suporte à inicialização do PC-98, Dmitry Borisov fez grandes avanços para inicializar o ReactOS nessa plataforma. A captura de tela a seguir demonstra a inicialização do ReactOS no emulador Neko Project 21 / W.
Melhorias ICMP
Internet Control Message Protocol (ou ICMP, abreviadamente) é um protocolo usado por dispositivos de rede para enviar e receber informações, como erros ou status de log. A implementação, residindo principalmente em nosso módulo IP Helper API (iphlpapi.dll), era bastante escassa e incompleta com pedaços de código não implementados ou não finalizados.
Graças a Victor Perevertkin e com a ajuda de Tim Crawford, a implementação do protocolo ICMP teve muitas melhorias. Eles variam desde a implementação do código de controle de E / S IOCTL_ICMP_ECHO_REQUEST até uma reescrita completa das rotinas Icmp **. Como resultado, os drivers de dispositivo de rede agora podem passar pacotes de solicitação e resposta ICMP para os aplicativos de maneira correta. Isso é comprovado na captura de tela abaixo, que mostra o utilitário de linha de comando tracert agora exibindo informações completas.
Melhorias de kernel
O kernel ReactOS é responsável pelo funcionamento correto do sistema operacional e pela interface com o bare metal. A estabilidade do sistema depende drasticamente da robustez do kernel. Cada bug conta aqui.
A cada lançamento, os desenvolvedores eliminam os bugs do kernel para oferecer uma melhor estabilidade e experiência geral. O ReactOS 0.4.14 vem com várias melhorias no Memory Manager, graças a Thomas Faber. Falando do módulo mencionado, Vadim Galyant fez alguns trabalhos iniciais no PAE (Physical Address Extension) e contribuiu para a reescrita das seções do Memory Manager.
Timo Kreuzer adicionou o tratamento de exceção CRT (C Run-Time) importando o código relacionado do WINE. Isso permite que o desenvolvimento de 64 bits prossiga, pois vários bugs e travamentos aleatórios em sistemas de 64 bits foram resolvidos. Victor Perevertkin corrigiu um bug no driver PnP da classe de armazenamento (classpnp.sys) e Timo Kreuzer e Thomas Faber corrigiram algumas vulnerabilidades de estouro de buffer. Por fim, Eric Kohl aprimorou o código do trabalhador de ação do dispositivo no subsistema de E / S.
Não nos esqueçamos do gerenciador PnP (Plug n ‘Play) do kernel, que é outra parte importante não só no que diz respeito à estabilidade, mas também à usabilidade do sistema com uma infinidade de hardware. Vadim Galyant adicionou uma implementação inicial da biblioteca Resource Arbiter, que será usada por drivers de barramento como PCI para gerenciar conflitos de recursos. Além disso, o Vadim implementou o código de depuração nos gerenciadores PnP e I / O, enquanto Eric Kohl aprimorou o gerenciador PnP para mapear os recursos do dispositivo para sinalizadores de capacidade. Thomas Faber corrigiu um bug crítico que poderia causar corrupção de memória no espaço do kernel. Além disso, ele consertou um tratamento IRP (I / O Request Packet) defeituoso que causava uma tela azul em um console Xbox original com USB habilitado.
O Kernel Debugger (KD) e os módulos relacionados também receberam atualizações de desenvolvedores e colaboradores. Dmitry Borisov adicionou uma biblioteca ComPort para NEC PC-98, que é fundamental para o desenvolvimento e suporte da série NEC. Hermès Bélusca-Maïto terminou o suporte para filtros de depuração, melhorou os comandos cregs
e tss
incluídos no depurador de kernel interativo (KDBG, presente apenas em compilações de depuração do GCC), reescreveu o código de tratamento de TSS e eliminou vários bugs com ele. Além disso, Jérôme Gardou juntamente com Hervé Poussineau trouxeram algumas correções e melhorias para o módulo KDBG.
Traz up NetKVM VirtIO
NetKVM VirtIO é um driver compatível com NDIS 5 desenvolvido pela Red Hat Inc., que permite uma rede VirtIO rápida em software de máquina virtual, como QEMU e outras máquinas virtuais aceleradas por hardware KVM. Nguyen Trung Khanh, um contribuidor do ReactOS, assumiu o trabalho de Benjamin Aerni de importar o driver para a árvore de origem do ReactOS. Isso fornece ao ReactOS suporte para outra interface de rede pronta para uso.
Diversas mudanças e melhorias
Outras áreas do sistema operacional ReactOS receberam muitos aprimoramentos de vários contribuidores, desde drivers de dispositivos a aplicativos de software. Notavelmente o FreeLoader, o carregador de inicialização ReactOS, recebeu correções e melhorias incrementais.
Hermès Bélusca-Maïto adicionou suporte para inicializar sistemas Linux de 64 bits no FreeLoader de 64 bits e corrigiu um problema em que o FreeLoader não conseguia ler de um volume EXT2, impedindo assim a inicialização. Dmitry Borisov corrigiu um grave bug de falha tripla quando o ReactOS foi inicializado no modo de depuração de tela. Além disso, Dmitry Borisov também forneceu outras correções, bem como adicionou o suporte de emulação ARC necessário para a série NEC PC-98. Stanislav Motylkov ainda continua seu trabalho no suporte à inicialização do Xbox, contribuindo com várias correções e patches. Isso é principalmente a criação, refatoração e abstração da plataforma do código de baixo nível existente. Hermès Bélusca-Maïto também corrigiu vários bugs antigos, notavelmente uma corrupção na memória da camada de emulação de console (CONSRV) ao converter eventos de entrada de volta para ANSI, e um bug no HAL que esporadicamente causava uma falha de declaração.
George Bi?oc atualizou o teclado virtual e o gerenciador de utilitários de acessibilidade e, ao mesmo tempo, forneceu pequenas correções e melhorias para diferentes partes do ReactOS.
Hervé Poussineau trabalhou muito no driver ISA PnP que detecta dispositivos ISA, no entanto, esse driver ainda não está ativado. Mark Jansen corrigiu um bug no módulo comctl32 (Common Controls), que levava a um instalador do Visual Basic 6 renderizado incorretamente. Eric Kohl trabalhou na caixa de diálogo “Remover hardware com segurança”, que agora enumera os periféricos para remoção segura.
O que é particularmente diferente entre a 0.4.13 e esta versão é o aumento de desempenho elegante devido a fontes obsoletas sendo removidas pelo Katayama Hirofumi MZ. Isso reduziu o tamanho binário desta versão e o consumo de RAM. Aqui está uma comparação entre 0.4.13 (com as fontes obsoletas carregadas na memória) e 0.4.14.
Sincronizações de terceiros
ReactOS é um sistema operacional FOSS (Free Open Source Software) que é tanto gratuito quanto “free beer” e open source, o que significa que as pessoas podem estudar o sistema operacional e contribuir com código. Como tal, o ReactOS compartilha módulos e código de outros projetos de código aberto de terceiros, que são atualizados regularmente pelos desenvolvedores do ReactOS. As seguintes sincronizações fazem parte desta versão:
- DLLs de modo de usuário do Wine Staging 4.18 por Amine Khaldi
- mpg123 1.25.13 por Thomas Faber
- libjpeg 9d por Thomas Faber
- mbedtls 2.7.14 por Thomas Faber
- libtiff 4.1.0 por Thomas Faber
- ACPICA 20200326 por Thomas Faber
- BtrFS 1.7.2 por Pierre Schweitzer e Victor Perevertkin
- glu32 9.0.1 por Masanori Ogino
- Certificados raiz atualizados por Thomas Faber
Conclusão
Este sistema operacional vem melhorando a sua compatibilidade com o MS Windows e tem como diferencial ser uma plataforma muito leve, que pode ser instalado em computadores antigos, bem como sistemas de quiosques.
Abaixo são incluídas mais algumas notícias sobre o ReactOS
Fonte : ReactOS