O Ubuntu 17.10 vem sendo observado pelo o mundo GNU/Linux o tempo todo, muitas melhorias e trocas de informações vem sendo divulgas na lista pública do Ubuntu e também no site mantido pela Canonical que relata os avanços da versão 17.10 do Ubuntu.
A transição do LightDM para o GDM esta a todo vapor e os desenvolvedores do Ubuntu que conhecíamos, junto com os do Ubuntu GNOME e ainda os devs do GNOME estão trabalho unidos para trazer um ambiente mais estável. Geralmente se espera otimizações no GNOME quando o assunto é Fedora, mas isso também vem sendo assunto na Canonical em torno do Ubuntu.
Com essa mudança para o GDM o Ubuntu 17.10 terá em sua ISO 70 pacotes a menos do que se estivesse usando o LightDM, outra parte dos desenvolvedores do Ubuntu 17.10 estão suando a camisa para gerar muitas aplicações do GNOME 3.24 como Snaps para os usuários da futura versão do Ubuntu.
Isso indica que sim, a realidade do Snap esta cada vez mais próxima, a gente que muitas distribuições vem gerando seus pacotes, mas quanto mais pacotes disponíveis neste formato, mais pessoas vão se interessar em aprender como instalar e aonde encontrar tais pacotes que vão funcionar em qualquer distribuição, desde que tenha o pacote Snapd instalado.
A outra novidade do Ubuntu 17.10 é o suporte ao Intel VA-API, pois é, os desenvolvedores querem e muito que tudo funcione adequadamente no próximo lançamento do Ubuntu.