Novo KDE Plasma 5.23.5 melhora o Wayland

KDE Frameworks 5.104 melhora suporte ao Plasma Wayland e tela sensível ao toque
kde frameworks

Acaba de sair o novo KDE Plasma 5.23.5 que melhora o funcionamento com o Wayland, um dos focos deste ambiente há algum tempo. Esta é uma atualização de manutenção da série do KDE Plasma 5.23, retirando bugs e implementando melhorias importantes. Esta versão chega 5 semanas depois da anterior e, de acordo com o cronograma oficial, deve ser a última desta edição de aniversário do ambiente.

Em relação às melhorias, podemos destacar que a sessão Plasma Wayland recebeu melhorias interessantes no teclado e configurações do mouse. Já o touchpad permite uma alternância entre os perfis de aceleração Flat e Adaptive. Os usuários do Plasma Wayland também poderão alternar as atividades sem ter de exibir uma entrada fictícia estranha no Gerenciador de Tarefas. Mouse e teclado não param de funcionar após desligar e religar o monitor. Do mesmo modo, torna possível a aplicação de uma regra específica sem tornar a janela muito pequena.

Novo KDE Plasma 5.23.5 melhora o Wayland

Novo KDE Plasma 5.23.5 melhora o Wayland
Novo KDE Plasma 5.23.5 melhora o Wayland

O novo KDE Plasma 5.23.5 também melhora as configurações do sistema para não travar mais ao tentar instalar ou atualizar os temas. O mesmo vale ao tentar usar a janela Obter novos temas globais para atualizar esses temas. O Plasma Discover também melhorou. Ele permite que você pesquise seus aplicativos instalados sem mostrar aplicativos Flatpak. Outra melhoria diz respeito ao novo aplicativo Plasma System Monitor. Ele não trava mais ao visualizar processos na visualização em árvore.

O inicializador do aplicativo Kickoff apresenta melhorias. Nele, a função de pesquisa não falha mais. Isso ocorria quando havia várias instâncias em execução. Já o calendário do Relógio Digital agora sempre mostra as cores certas ao usar o tema Breeze Light Plasma ou qualquer outro tema com cores de luz codificadas. Por outro lado, a bandeja do sistema agora se torna translúcida ou opaca com base nas configurações do painel principal.

Entre outras mudanças:

  • Plasma agora salva o status do Bluetooth no logout. Para isso, é preciso usar a opção “Lembrar”;
  • Já os painéis do Plasma agora carregam muito mais rápido no login;
  • Do mesmo modo, vários aplicativos que desenham certos tipos de botões não travam ao aplicar o tema Breeze. Esses travamentos também acabaram ao acessar a área de transferência dados por meio de ações do Klipper;
  • Consultas DBus agora fornecem o texto completo.

Outras correções dizem respeito a vazamentos de memória em alguns componentes. Assim, a janela KWin e o gerenciador de composição pararam de travar ao abrir alguns aplicativos de terceiros ou durante a aplicação do novo efeito Visão geral. Além disso, o botão Configurar do controle de volume de áudio do Plasma funciona com um clique do mouse.

Ao todo, são 45 alterações nesta atualização. Para conhecê-las nos mínimos detalhes, visite o link com o changelog completo. Então, caso você já use a série KDE Plasma 5.23, aguarde a atualização nos repositórios oficiais.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile