Por meio da tecnologia de rede 5G, o mundo está se movendo em direção a um mundo mais conectado. E a Qualcomm sabe bem o significado disso. Agora, inclusive, o mais recente modem 5G da Qualcomm visa ajudar a impulsionar a conectividade nos setores industrial e agrícola.
A gigante fabricante de chips anunciou recentemente o novo 315 5G IoT Modem que visa conectar várias máquinas e robôs e até mesmo habilitar tratores de alta tecnologia no campo. A tecnologia vai avançando cada vez mais e a tendência é realmente essa: Conectividade global!
Novo Modem 5G da Qualcomm
Este novo modem chipset 5G foi anunciado no início desta semana e é o primeiro chip da empresa que visa conectar dispositivos de conexão de Internet à nova e mais rápida rede 5G. O novo modem se destina aos setores industrial e agrícola e, por meio de suas extensões, automação e manufatura.
Além disso, o Modem 315 5G também tem aplicações potenciais em outros segmentos, incluindo construção, energia, mineração, locais públicos e varejo. Por exemplo, o proprietário de um estádio poderia simplesmente instalar o 315 5G IoT para aumentar a conectividade e a cobertura geral para todos os participantes. Da mesma forma, os fabricantes de tratores também podem usar este modem para permitir uma coleta de dados mais precisa nos campos.
A Qualcomm parece empenhada em levar conexão de alta qualidade aos mais variados setores. Inclusive, o 315 chega no momento em que a Qualcomm tenta atender às necessidades de seus clientes industriais. Este modem vem com um processador de baixo consumo de energia, o que significa que as máquinas podem funcionar mais frias em armazéns quentes, por exemplo. Além disso, não basta ter conectividade, melhorias são necessárias em todos os setores, sejam industriais ou agrícolas, por exemplo.
Além disso, ele também tem um tamanho menor em comparação com os que vende para dispositivos de consumo. Em outras palavras, seria mais fácil para as empresas industriais mudarem facilmente dos chips 4G para os modems 5G mais novos, sem ter que reprojetar radicalmente suas máquinas.
Assim, com apenas alguns ajustes de hardware, o mais novo chip da Qualcomm pode levar mais conectividade, principalmente para o setor agrícola. Resta saber se os ajustes necessários nos maquinários agrícolas, deixarão os valores das máquinas ainda maiores, uma vez que já são bem caras.
Esperamos que a conectividade chegue de forma mais eficaz, mas que venha acompanhada de um bom custo-benefício, principalmente para o setor agrícola.