Um novo supercomputador de “escala cerebral chinês, desenvolvido pela Sunway, treinou um modelo de IA chamado bagualu com 174 trilhões de parâmetros. Esse novo supercomputador pode executar IA que pode rivalizar com cérebros humanos.
Muitos supercomputadores tem sido desenvolvidos por vários países. No entanto, esse é diferente. Isso porque ele rivaliza com o desempenho do Frontier, que foi recentemente rotulado como o supercomputador mais poderoso do mundo.
O novo supercomputador com IA executando em escala cerebral
De acordo com os pesquisadores por trás do mais recente supercomputador Sunway, o Sunway tem mais de 37 milhões de núcleos de CPU, quadruplicando o número encontrado na Frontier, nove petabytes de memória e 96.000 sistemas de computador semi-independentes chamados de nós, que podem trocar dados em taxas superiores a 23 petabytes por segundo.
O Sunway é capaz de computação em exascale, supostamente até 5,3 exaFLOPS (5,3 quintilhões de operações de ponto flutuante por segundo). Os números são surpreendentes e, coloca esse supercomputador no topo.
Esse supercomputador além de rivalizar com o supercomputador mais poderoso do mundo, rivalizará com o cérebro humano também. O treinamento realizado na IA, aliado ao poder de “processamento” dessa super máquina, o faz assumir o posto do mais poderoso supercomputador contribuído até agora.
Treinamento da IA do supercomuptador
A equipe de pesquisa treinou um modelo de inteligência artificial (IA), chamado bagualu (que significa pote do alquimista), com 174 trilhões de parâmetros usando o Sunway. De acordo com o South China Morning Post (Via: TweakTown), esse número rivaliza com o número de sinapses no cérebro humano, embora algumas estimativas do número real de sinapses cheguem a 1.000 trilhões.
Uma vez atingidos os números descritos acima, em uma futura atualização, esse supercomputador poderá atingir números ainda mais surpreendentes. Inclusive, em algum momento de um futuro não tão distante, o nosso cérebro pode ser ultrapassado por essa IA.
Essa supermáquina da Sunway segue a linha da empresa de estar sempre no topo. A Sunway desenvolveu um dos supercomputadores mais rápidos do mundo, o TaihuLight, que ocupou o primeiro lugar entre 2016 e 2018. E desde 2016, três supercomputadores exascale estão em desenvolvimento na China.
O futuro desses supercomputadores podem revelar números surpreendentes, com a IA conseguindo chegar, possivelmente, onde o cérebro humano ainda não consegue. Esperamos que a tecnologia evolua nesse sentido. No entanto, seria bastante interessante se o cérebro humano acompanhasse esses avanços também, aumentando ainda mais sua capacidade de sinapses.