Nem bem estreou com o Ubuntu 22.04 LTS, o pessoal da Canonical já começou a trabalhar na próxima versão do sistema operacional. Assim, o novo Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” tem lançamento previsto para 20 de outubro. No entanto, ele não deve substituir a versão atual, pois não se trata de uma versão LTS.
O ciclo de desenvolvimento de seis meses do Ubuntu 22.10, que recebeu o apelido de “Kinetic Kudu” pela Canonical, só começará oficialmente no final desta semana, mais precisamente em 28 de abril, com o upload da cadeia de ferramentas. Além disso, a equipe também publicou o cronograma de lançamento.
De acordo com o cronograma de lançamento, a versão beta do Ubuntu 22.10 chegará para testes públicos em 29 de setembro, enquanto dois eventos “Ubuntu Testing Week” serão realizados em 30 de junho e 1º de setembro, respectivamente, para incentivar a comunidade a testar o próximo lançamento.
Novo Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” tem lançamento previsto para 20 de outubro
O desenvolvimento será baseado na versão atual, como é o caso de todas as versões anteriores do Ubuntu. No entanto, é muito cedo para falar sobre os novos recursos. Muito provavelmente, o Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” apresentará o ambiente de desktop GNOME 43 (na esperança de termos mais aplicativos GTK4), que está previsto para lançamento em 21 de setembro de 2022.
Além disso, o Ubuntu 22.10 provavelmente virá com a próxima série de kernel Linux 5.19. Isso porque o kernel Linux 5.20 só sairá no início de outubro. Portanto, não há tempo suficiente para testes. Isso porque o estágio de desenvolvimento do Kernel Freeze está definido para 6 de outubro de 2022.
O que se espera é que o Ubuntu 22.10 tenha as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux. No entanto, o suporte só durará 9 meses, até julho de 2023. Além disso, devemos ter mais detalhes sobre sua cadeia de ferramentas quando as primeiras ISOs de compilação diárias forem saírem para teste.
Como de costume, ficarei de olho no ciclo de desenvolvimento do próximo grande lançamento do Ubuntu, portanto, fique atento a este lugar para obter mais informações sobre o Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” nas próximas semanas e meses.
Novo Ubuntu 22.04 LTS
A versão LTS do Ubuntu 22.04 estreou na última quinta-feira, junto com demais sabores oficiais e não oficiais. O sistema apresenta várias novidades importantes. Entre elas, o Ubuntu 22.04 volta a usar o NVIDIA para usar o X11 por padrão em vez do Wayland.
Aqueles com hosts Ubuntu 22.04 e lançando o Ubuntu 22.04 VMs de desktop encontrarão a aceleração 3D desabilitada por padrão. No último dia 14 de abril que o pacote osinfo-db do Ubuntu 22.04 “Jammy Jellyfish” recebeu atualização, onde adicionou as entradas do Ubuntu 22.04 e também decidiu ativar a aceleração 3D (experimental) para instalações recentes de desktop Debian e Ubuntu. Uma semana antes do lançamento, essa mudança habilitou a aceleração 3D por padrão ao instalar sistemas operacionais de desktop Debian/Ubuntu recentes de hosts Ubuntu 22.04 LTS. O osinfo-db está no GNOME Boxes e Virt-Manager.
Via 9to5Linux