O FreeBSD 13.0 deveria ser lançado no final de março, mas as últimas semanas turbulentas levaram a candidatos a lançamentos extras. Este fim de semana é lançado o FreeBSD 13.0-RC5 para o que agora pode ser a versão de teste final. O FreeBSD 13.0-RC4 foi lançado no final de semana passado e era esperado que fosse o último, mas alguns bugs restantes provocam o ciclo de lançamento mais uma vez com a estreia do RC5 de agora.
Nota sobre imagens de cartão SD de ARM: Para conveniência para aqueles sem acesso do console ao sistema, um usuário freebsd com uma senha de freebsd está disponível por padrão para acesso ssh. Adicionalmente, a senha do usuário root é definida como root. É fortemente recomendado para alterar a senha de ambos os usuários após obter acesso ao sistema, diz o comunicado.
Novos bugs provocam o lançamento do FreeBSD 13.0-RC5
O FreeBSD 13.0-RC5 corrige um problema urgente que poderia afetar a reinicialização adequada de alguns serviços, como o Nginx. Esse problema de reinicialização de serviço agora foi corrigido junto com algumas correções de rede, algumas atualizações do DTrace compactadas e COMPAT_FREEBSD32 fil /set dbregs/fpregs para AArch64.
A esperança é de que este seja o último candidato a lançamento e o FreeBSD 13.0 será liberado para lançamento na próxima semana.
Aqueles que desejam testar a compilação do FreeBSD 13.0-RC5 podem encontrar as imagens por meio do anúncio de lançamento.
O que traz este quinto Release Candidate do FreeBSD 13.0?
No geral, com esta grande atualização do sistema operacional BSD há:
- um utilitário freebsd-update;
- uma nova chamada de sistema copy_file_range compatível com Linux para cópias de arquivos eficientes;
- uma estrutura criptográfica muito melhorada dentro do kernel;
- AES-NI e armv8crypto agora incluídos por padrão para o compilações de kernel genérico para melhorar o desempenho de criptografia;
- vários novos drivers de rede;
- melhorias no gerenciador de inicialização EFI efibootmgr;
- trabalho contínuo em melhor suporte de hardware ARM e ARM64;
- o suporte de CPU padrão para a arquitetura i386 agora é i686 em vez de i486;
- e muitas outras melhorias de hardware especialmente para componentes mais novos.
Imagens do instalador e imagens do stick de memória estão disponíveis aqui:
https://download.freebsd.org/ftp/releases/ISO-IMAGES/13.0/
Se você notar problemas, pode relatá-los através do Bugzilla PR system ou na lista de discussão -stable. Se você gostaria de usar o Git para fazer uma atualização baseada na fonte de um existente do sistema, use o branch “releng / 13.0”.
Os usuários da Intel também devem encontrar um desempenho muito melhor nas gerações recentes de hardware.
Phoronix