A NVIDIA deu início da produção de seu computador para veículos autônomos NVIDIA DRIVE Orin, apresenta novas montadoras automotivas que estão adotando a plataforma NVIDIA DRIVE e revela a próxima geração da sua arquitetura NVIDIA DRIVE Hyperion.
A empresa também anuncia que seu pipeline automotivo aumentou para mais de US$ 11 bilhões nos próximos seis anos, após uma série de projetos fechados com montadoras de veículos de todo o mundo.
Mais de 25 montadoras de veículos adotaram o sistema em chip (SoC – System-on-a-Chip) do NVIDIA DRIVE Orin. A partir deste ano, elas lançarão veículos definidos por software, desenvolvidos na plataforma centralizada de computação por inteligência artificial (IA).
Estamos expandindo cada vez mais nossas ações focadas no desenvolvimento de soluções para a indústria automotiva. Isso porque acreditamos que veículos elétricos, autônomos e desenvolvidos por IA são mais seguros, eficazes, eficientes, limpos e podem solucionar diversos problemas que enfrentamos com locomoção no médio e longo prazo. É uma mudança essencial para o futuro da tecnologia de automóveis e estamos orgulhosos de fazer parte disso.
Afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
O DRIVE Hyperion com NVIDIA Orin™ atua como o sistema nervoso central e cérebro da IA dos novos veículos elétricos, oferecendo recursos de IA constantemente aprimorados e de ponta, além de garantir recursos de condução seguros.
Os carros do futuro serão totalmente programáveis, evoluindo de muitos controladores integrados para computadores centralizados poderosos, com funcionalidades de IA e AV fornecidas por atualizações de software e aprimoradas ao longo de toda a vida útil do carro. O NVIDIA DRIVE Orin foi um enorme sucesso nas empresas que estão construindo esse futuro e é o motor AV e IA ideal para a nova geração de EVs, robotáxis, ônibus e caminhões.
Explica Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.
Durante o GTC, a BYD e a Lucid Motors também anunciaram que estão adotando o NVIDIA DRIVE para suas frotas de última geração.
A BYD, uma das marcas de veículos elétricos (EV) mais vendidas do mundo, lançará NEVs (neighborhood electric vehicles) de última geração integrados na plataforma definida por software DRIVE Hyperion a partir do início de 2023. Essas frotas aproveitarão todo o poder do DRIVE Orin para oferecer condução inteligente, recursos de estacionamento e muito mais.
A Lucid Motors divulga que seu avançado sistema de assistência ao motorista DreamDrive Pro foi desenvolvido com base no NVIDIA DRIVE. A arquitetura de computação centralizada da NVIDIA é perfeitamente integrada com o hardware ADAS de todos os sedãs Lucid Air comercializados atualmente. O DreamDrive Pro foi projetado para aumentar a capacidade com atualizações de software over-the-air por meio do hardware pronto para o futuro já instalado no veículo, aprimorando a experiência de condução para clientes com novas funções e recursos avançados ao longo do tempo.
Além da BYD e da Lucid Motors, startups de NEV, como NIO, Li Auto, XPeng, IM Motors e R Auto Brands da SAIC, JiDU, Human Horizons, VinFast, WM Motor e muitas outras, estão desenvolvendo frotas definidas por software no DRIVE.
Com esses anúncios mais recentes, o NVIDIA DRIVE Orin passou a ser a plataforma de computação de IA escolhida por 20 das 30 maiores montadoras de veículos elétricos de passageiros do mundo.
Pipeline de fechamento de negócios para design agora em US$ 11 bilhões
A plataforma aberta DRIVE Hyperion oferece o desempenho e a escalabilidade prontos para produção necessários para implantar frotas definidas por software de última geração sem comprometer a segurança e a qualidade.
Desde abril passado, o pipeline total de fechamento de negócios para design automotivo da NVIDIA aumentou de US$ 8 bilhões para mais de US$ 11 bilhões nos próximos seis anos, abrangendo todo o setor de automóveis autônomos, desde as principais montadoras de automóveis elétricos até montadoras de automóveis de marcas famosas como Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz e Volvo Cars, as principais empresas de caminhões, incluindo as soluções autônomas Plus, TuSimple e Volvo, e também os fabricantes de robotáxi de última geração, AutoX, DiDi, Pony.ai e Zoox. Em abril passado, no GTC, a NVIDIA anunciou que seu pipeline de fechamento de negócios para design automotivo atingiu US$ 8 bilhões.
Dobrando o desempenho com o DRIVE Hyperion 9
Em sua apresentação no GTC, Huang também anuncia a próxima geração da arquitetura DRIVE Hyperion, construída no computador Atlan, para veículos fabricados a partir de 2026. A plataforma DRIVE Hyperion foi projetada para ser utilizada ao longo de diversas gerações, para que os clientes possam aproveitar os investimentos atuais nas arquiteturas futuras.
A plataforma de última geração aumentará o desempenho para o processamento de dados de sensores, aumentando a segurança, e ampliará os domínios operacionais de condução autônoma completa. O DRIVE Hyperion 9 contará com 14 câmeras, nove radares, três sensores LIDAR e 20 sensores de ultrassom como parte do pacote de sensores.