Dias após o novo código de driver de kernel de código aberto aparecer em uma queda de código Tegra , a NVIDIA publicou imagens de firmware assinadas para seus processadores gráficos RTX 30 “Ampere” para finalmente permitir que o suporte de driver de código aberto continue para essas GPUs de última geração .
A NVIDIA apresentou a série GeForce 30 em setembro de 2020, quando as primeiras GPUs apareceram. Desde o dia do lançamento, há suporte oficial de driver da NVIDIA por meio de sua pilha de drivers gráficos proprietários, enquanto até o momento o suporte de código aberto tem sido MIA.
NVIDIA lança firmware Ampere assinado e permite suporte acelerado de código aberto
No ano passado, o suporte do Nouveau para Ampere no Linux 5.11 foi apenas para a configuração do modo kernel para poder conduzir um monitor conectado na resolução adequada, mas sem qualquer aceleração de hardware. Assim como nas gerações anteriores de GPUs NVIDIA que remontam à série GTX 900 “Maxwell”, o suporte de driver de código aberto dependia da publicação de imagens de firmware assinadas pela NVIDIA para essas GPUs. Sem os binários de firmware assinados criptograficamente, o Nouveau não consegue inicializar o hardware para aceleração 3D devido aos controles mais rígidos da NVIDIA incorporados ao hardware.
Mesmo com as imagens de firmware assinadas, ainda há complicações em refazer o clock da GPU para sair das frequências de clock de inicialização bastante baixas. Essas complicações em torno do gerenciamento de energia no contexto de imagens de firmware assinadas significaram que a série GTX 900 e mais recente não conseguiu operar com o driver de código aberto em suas frequências de clock ideais… o suporte permanece com as placas gráficas GTX 700 “Kepler” e GTX 750 “Maxwell1” que não possuem essas restrições de firmware.
A notícia sobre o assunto é a NVIDIA publicando as imagens de firmware assinadas para GPUs Ampere. As GPUs GA102/GA103/GA104/GA106/GA107 agora têm as imagens de firmware assinadas já foram tornadas públicas.
Por sua vez, isso permite que o Nouveau (e qualquer outro esforço de driver de código aberto) continue habilitando o suporte acelerado 3D para as GPUs RTX 30 “Ampere” atuais. No entanto, a menos que haja algum avanço mágico, ele ainda enfrentará as limitações de reclocking e problemas de gerenciamento de energia vistos desde a série GTX 900. Além disso, o Nouveau ainda não possui nenhum driver Vulkan funcional. Portanto, o suporte ao driver de código aberto Nouveau permanece bastante sombrio e de uso limitado com o hardware e as cargas de trabalho atuais.
Até o momento, não há nenhum patch Nouveau Ampere para suporte acelerado publicado. No entanto, isso deve ocorrer em breve, especialmente com Ben Skeggs, da Red Hat, que já testou este firmware assinado para NVIDIA. Além disso, ele é o mantenedor do Nouveau DRM e o que geralmente continua trabalhando nisso Suporte ao driver do kernel Nouveau.
Após um ano e meio de espera pela publicação do firmware assinado Ampere, estamos a alguns meses do lançamento da série NVIDIA GeForce RTX 40 quando esse processo se repete novamente – a menos que haja uma mudança real no código aberto estratégia pela frente. A menos que você ainda esteja confiando em uma GPU da série GeForce GTX 600/700, o melhor suporte ao driver Linux no lado da NVIDIA permanece com seu driver proprietário se estiver preocupado com desempenho, Vulkan, computação e outras funcionalidades.
Via Phoronix