NVIDIA lança plataforma de computação IA de edge IGX para sistemas autônomos e seguros! Canonical, Red Hat e SUSE são parceiros!

P2-NVIDIA-IGX-Platform

A NVIDIA apresenta a plataforma NVIDIA IGX para Inteligência Artificial (IA) de edge de alta precisão, trazendo segurança avançada e segurança proativa para setores sensíveis, como manufatura, logística e saúde. Antes, esses setores exigiam soluções caras personalizadas para casos de uso específicos, mas a plataforma IGX é facilmente programável e configurável para atender a diferentes necessidades.

Como a plataforma para sistemas autônomos e seguros, a IGX melhora a colaboração humano-máquina. Para manufatura e logística, a IGX oferece uma camada adicional de segurança em fábricas e depósitos físicos altamente regulamentados. No caso de uso médico, a IGX oferece inferência de IA segura e de baixa latência para atender à demanda clínica por insights instantâneos de diversos instrumentos e sensores para procedimentos médicos, como cirurgia assistida por robótica e monitoramento de pacientes.

À medida que os humanos trabalham cada vez mais com robôs, os setores estão estabelecendo novos padrões de segurança funcional para IA e computação. A NVIDIA IGX ajudará as empresas a criar a próxima geração de dispositivos industriais e médicos definidos por software que podem operar com segurança no mesmo ambiente que os humanos.

diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

Plataforma NVIDIA IGX: Garantindo a conformidade de IA na edge

A plataforma NVIDIA IGX é uma poderosa combinação de hardware e software que inclui o NVIDIA IGX Orin, o supercomputador de IA mais poderoso, compacto e com eficiência energética do mundo para máquinas industriais autônomas e dispositivos médicos.

A indústria tem muito a ganhar em eficiência, rapidez e capacidade de processamento com o uso das soluções da NVIDIA para diversos setores, desde a robótica até a medicina.

afirma Marcio Aguiar, Diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Os kits de desenvolvedor do IGX Orin estarão disponíveis no início do próximo ano para que as empresas criem protótipos e testem produtos rapidamente. Cada kit vem com uma GPU e uma CPU integradas para computação de IA de alto desempenho e uma SmartNIC NVIDIA ConnectX-7® para oferecer rede de alto desempenho com latência ultrabaixa e segurança avançada.

ADLINK, AdvantechComputação dedicada, Kontron, Leadtek, MBX, Onyx, Portwell, Prodrive Technologies e YUAN serão alguns dos primeiros fabricantes de computação integrada a criar produtos baseados no design IGX desenvolvido para atender às necessidades dos setores industrial e de dispositivos médicos.

Também há um poderoso pacote de softwares com recursos de segurança crítica e essenciais que podem ser programados e configurados para diferentes casos de uso. Esses recursos permitem que as empresas adicionem segurança proativa a ambientes em que humanos e robôs trabalham lado a lado, como armazéns e salas de operação.

A plataforma IGX pode executar o software NVIDIA AI Enterprise, que otimiza o desenvolvimento e a implantação de workflows de IA e garante que as organizações tenham acesso aos frameworks e ferramentas de IA necessários. A NVIDIA também está trabalhando com parceiros de sistemas operacionais, como CanonicalRed Hat e SUSE , para oferecer suporte completo e de longo prazo à plataforma.

Para o gerenciamento da IGX em ambientes industriais e médicos, o NVIDIA Fleet Command™ permite que as organizações implantem softwares e atualizações de sistema seguras e over-the-air (OTA) a partir de um console de cloud central.

Construindo o metaverso industrial

A NVIDIA está trabalhando com um amplo ecossistema de empresas para trazer a plataforma IGX ao mercado.

Uma das primeiras empresas a usar o IGX na edge foi a Siemens, líder em tecnologia de automação e digitalização industriais, que está trabalhando com a NVIDIA em uma visão para fábricas autônomas.

A Siemens está colaborando com a NVIDIA para expandir seu trabalho em computação industrial, inclusive com digital twins e para o metaverso industrial.

A colaboração permitirá que as empresas complementem o trabalho de design, realizado usando a plataforma NVIDIA Omniverse™ para design e colaboração 3D e a plataforma de negócios digitais aberta Siemens Xcelerator, com os poderes da IGX. A plataforma permite que dados gerados por digital twins no mundo virtual sejam usados para treinar máquinas inteligentes que operam em fábricas e depósitos reais usando uma infraestrutura de computação industrial da Siemens.

A Siemens já está adicionando a percepção de alto nível às suas aplicações na edge através da NVIDIA Metropolis. Com milhões de sensores nas fábricas, a Metropolis conecta frotas inteiras de robôs e dispositivos IoT para levar a IA a ambientes industriais, tornando-a uma das principais estruturas de aplicações para IA na edge executadas na plataforma IGX.

Como parte de nossa colaboração contínua com a NVIDIA para acelerar a transformação digital, a Siemens levará as tecnologias IGX ao nosso portfólio de computação industrial para ajudar a reduzir tarefas repetitivas na fábrica e apoiar melhor os trabalhadores. Ao conectar de forma mais integrada os dispositivos inteligentes no chão de fábrica e usar esses dados para a operação de máquina inteligente na produção, podemos aumentar a eficiência e a flexibilidade para nossos clientes.

afirma Rainer Brehm, CEO, Factory Automation, Siemens.

Criada para ambientes médicos

Na área da saúde, a plataforma IGX é compatível com o NVIDIA Clara™ Holoscan, uma plataforma de computação de IA em tempo real para dispositivos médicos, possibilitando rapidez de desenvolvimento, produção e implementação de novos dispositivos que oferecem aplicações de IA diretamente nas salas de operação, onde mais de 300 milhões de cirurgias são realizadas todos os anos em todo o mundo.

Mais de 70 empresas de dispositivos médicos, startups e centros médicos já estão usando o Holoscan para impulsionar seus esforços na implantação de aplicações de IA em ambientes clínicos e dispositivos médicos em evolução para um modelo de negócios de software como serviço.  Entre eles, podemos citar Activ Surgical, Moon Surgical e Proximie, que estão construindo sistemas cirúrgicos de última geração.  Com o Clara Holoscan e a IGX, a Moon Surgical disse que economizou pelo menos seis meses de trabalho de engenharia em seus pipelines de imagem, sistema de gerenciamento e design de hardware para seu assistente robô cirúrgico Maestro de última geração.

Ao aproveitar o NVIDIA Clara Holoscan para impulsionar as capacidades de última geração do Maestro, a Moon está criando uma experiência cirúrgica excepcional. Essa colaboração acelerou o tempo de mercado da Moon e permitiu que a equipe se concentrasse no desenvolvimento de novos recursos e algoritmos, confiantes de que a arquitetura computacional de ponta está no centro do Sistema Maestro.

diz Anne Osdoit, CEO da Moon Surgical.

Para saber mais sobre o NVIDIA IGX, assista à apresentação de Huang no GTCInscreva-se no GTC gratuitamente para participar de sessões com a NVIDIA e líderes do setor, que acontecem até o dia 23 de setembro.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.