A mídia social baseada em áudio está na moda hoje em dia, a exemplo do Clubhouse. Muitas empresas estão correndo para lançarem suas próprias versões desse modelo de rede social. Parecem “clones” do Clubhouse. Uma das empresas que está entrando na moda do bate-papo de áudio é o Facebook, que está lançando “sua versão do Clubhouse” para os seus aplicativos móveis.
A funcionalidade central não difere muito do Clubhouse, se é que existe, entre todas as diferentes tomadas que vimos: salas de bate-papo de áudio onde um punhado de pessoas atuam como “alto-falantes” ou “hosts” e o restante pode entrar, ouvir e interagir com os hosts.
O Facebook anunciou um monte de recursos focados em áudio chegando ao seu aplicativo móvel, incluindo salas de bate-papo de áudio, podcasts e “frases de efeito”. E, parece seguir o caminho que outra empresas pretendem percorrer.
Facebook: Novos recursos
As salas de chat de áudio, que estão sendo adicionadas aos Grupos do Facebook e também serão disponibilizadas para figuras públicas fora dos Grupos, são tão simples quanto parecem. Ou seja, oferecem funcionalidade semelhante ao Clubhouse, aos espaços do Twitter e outros aplicativos. Algumas pessoas atuam como palestrantes e conversam ao vivo, e outros usuários podem entrar, ouvir e interagir como quiserem. O Facebook também está adicionando recursos como arrecadação de fundos, onde palestrantes em uma sala podem convidar os espectadores a doar para uma causa especial.
Os podcasts permitirão que você ouça podcasts diretamente do aplicativo do Facebook, de maneira semelhante a aplicativos como o Spotify e o Google Podcasts. Ao contrário de serviços mais dedicados, no entanto, os podcasts do Facebook serão integrados em seu ecossistema de base social, permitindo que os criadores de podcast possam interagir melhor com seu público e se conectar com mais pessoas.
O Facebook também irá sugerir novos podcasts com base no que você assistiu e no que você gosta. Finalmente, Soundbites é um novo tipo de postagem que permite aos usuários criar conteúdo de áudio e clipes curtos, e os usuários podem criar Soundbites com uma ferramenta de criação de áudio totalmente nova alimentada por IA para melhorar a qualidade do áudio e adicionar efeitos sonoros e efeitos de voz.
De acordo com o Facebook, nenhum desses recursos está disponível para os usuários no momento, mas podemos esperar que os testes A/B comecem nas próximas semanas. A novidade pode chegar antes mesmo do que esperamos, já que, ao que parece, existe uma corrida por uma fatia desse novo modelo de rede social.
Via: XDA Developers