A biblioteca multimídia FFmpeg tem progredido com o suporte à API Vulkan Video, enquanto esta semana uma mudança interessante foi incorporada ao ffplay, o reprodutor multimídia simples integrado do FFmpeg. O player ffplay agora possui um renderizador Vulkan integrado fornecido pela libplacebo como um meio opcional de aceleração de hardware. Sendo assim, o ffplay Media Player do FFmpeg adiciona renderizador Vulkan.
Como alternativa ao renderizador integrado baseado em SDL do ffplayer, o ffplayer agora pode usar opcionalmente um renderizador baseado em GPU Vulkan fornecido pela biblioteca libplacebo. Este suporte opcional de decodificação acelerada por hardware para ffplay foi contribuído por um desenvolvedor Tencent.
O ffplay Media Player do FFmpeg adiciona renderizador Vulkan
Com o código FFmpeg Git a partir desta semana, o programa ffplay agora aceita uma opção “-hwaccel” para especificar a aceleração de hardware e há também um novo argumento para passar quaisquer parâmetros Vulkan.
Veja este commit do FFmpeg se estiver interessado em mais detalhes sobre esta aceleração de hardware Vulkan chegando ao media player ffplay do FFmpeg.
O suporte ao Vulkan começa a chegar ao driver Wayland do Wine
Há alguns dias, o driver Wine Wayland incorporou melhorias de suporte HiDPI e agora, para encerrar a semana, há ainda mais trabalho para o driver Wine Wayland: os primeiros bits da ativação do Vulkan.
Mesclado há alguns minutos está o primeiro de aproximadamente três conjuntos de patches para habilitar o suporte Vulkan no driver nativo Wayland para Wine. Esta primeira parte possui a integração inicial da superfície Vulkan (VkSurfaceKHR) e outros códigos de suporte básicos. Ainda a ser submetido para revisão e inclusão está a integração do swapchain e, em seguida, todos os outros bits específicos que se ligam à integração do sistema de janelas/suporte ao Wayland.
Este suporte Vulkan está à frente do suporte OpenGL do Wine Wayland, uma vez que na verdade é mais direto, enquanto o suporte OpenGL acabará por vir. Ainda assim, só quando todas as três partes do Vulkan chegarem é que os usuários/jogadores do Wine poderão começar a desfrutar do suporte do Vulkan para jogos do Windows no Wayland sem recorrer ao XWayland.
Veja a solicitação de mesclagem da parte 1 para o código aceito no Wine Git hoje, enquanto as duas solicitações de mesclagem Vulkan subsequentes ainda não foram enviadas para revisão. O código, porém, está disponível através deste branch do GitHub para aqueles que desejam conferir.