O Google agora permite que você exclua os últimos 15 minutos do histórico de pesquisa

O Google agora permite que você exclua os últimos 15 minutos do histórico de pesquisa. Infelizmente isso está disponível apenas no iOS, por enquanto.

o-google-agora-permite-que-voce-exclua-os-ultimos-15-minutos-do-historico-de-pesquisa
Imagem: Antyweb

O Google fez uma série de anúncios em seu evento I/O 2021 alguns meses atrás, e um dos pequenos detalhes foi que permitiria aos usuários de smartphones excluir perfeitamente os últimos 15 minutos de seu histórico de pesquisa por meio de um botão no Google app. Agora, o Google revelou que esse recurso está finalmente disponível. Infelizmente, isso está limitado apenas a usuários iOS no momento. A empresa afirma que chegará à versão Android do Google app “ainda este ano”.

O Google está finalmente começando a lançar um novo recurso voltado para a privacidade que permitirá que você exclua os últimos 15 minutos de seu histórico de pesquisa no celular. Em uma postagem de blog anunciando o lançamento, o Google reafirmou seu compromisso com a privacidade de pesquisa. A empresa diz que está “profundamente empenhada em garantir” que você possa usar a Pesquisa Google para tomar decisões importantes e encontrar informações “com segurança e com a privacidade que você espera”.

o-google-agora-permite-que-voce-exclua-os-ultimos-15-minutos-do-historico-de-pesquisa
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Exclua os últimos 15 minutos do histórico de pesquisa no Google para iOS

O Google disse ainda que a atividade da web e de aplicativos é usada apenas para personalizar experiências e que você pode visualizar e excluir o histórico de pesquisa sempre que quiser. Não apenas os últimos 15 minutos, por exemplo.

Você também pode ativar a verificação extra para visualizar a atividade da sua conta se você compartilhar um dispositivo com outra pessoa. Habilitar a configuração significa que você precisará fornecer informações adicionais para visualizá-la, como uma senha ou autenticação de dois fatores.

O Google também menciona que você pode excluir automaticamente seu histórico de pesquisa a cada 3, 18 ou 36 meses. Na verdade, é um recurso lançado em 2019, e as novas contas feitas depois de junho de 2020 tiveram a exclusão automática ativada por padrão.

No entanto, se sua conta for mais antiga, você precisará habilitar essa opção manualmente. Ser capaz de deletar os últimos 15 minutos de buscas tem muitos usos, desde querer ocultar aquelas perguntas idiotas que você precisava fazer na internet até querer ocultar algumas buscas particulares.

O recurso será lançado no Android no final do ano, mas é reconhecidamente um pouco estranho que o recurso seja lançado no iOS primeiro, antes do Android. De todo modo, o recurso chegará no Android em poucos meses. Apesar de ser um excelente recurso e trazer ainda mais privacidade para os usuários, é bem chato apenas o iOS recebê-lo por agora.

Esperamos que o Google antecipe a chegada para o Android e o recurso seja lançado em breve. Assim, os usuários ficam tão felizes quando os do iOS.

Via: XDA-Developers