Como a Apple controla rigidamente o ecossistema iOS, eles são capazes de construir uma rede massiva de dispositivos crowdsourced que podem ajudar a localizar outros dispositivos. Parece que o Google reconhece esse fato e está se preparando para construir sua própria rede de dispositivos crowdsourced, uma alternativa ao Find My da Apple.
A Apple, como muitas outras empresas, lançou recentemente um rastreador Bluetooth e, graças à rede Find My, os AirTags são indiscutivelmente o rastreador mais eficaz do mercado.A única outra empresa que pode construir uma rede de dispositivos tão grande quanto a da Apple é o Google, graças à existência do aplicativo Google Play Services em quase todos os dispositivos Android.
A versão 21.24.13 do Google Play Services foi lançada ontem no canal beta e, depois de decodificá-la, o pessoal do XDA-Developers descobriu que as seguintes strings foram adicionadas:
<string name="mdm_find_device_network_description">Allows your phone to help locate your and other people’s devices.</string>
<string name="mdm_find_device_network_title">Find My Device network</string>
As novas sequências de caracteres sugerem claramente que o Google está trabalhando em uma rede “Encontre Meu Dispositivo” aproveitando o Google Play Services para que seu telefone localize seus dispositivos e os de outras pessoas”.
O Google e a alternativa para Find My da Apple
O Google já tem um aplicativo chamado “Find My Device” disponível na Play Store, mas ele só pode encontrar dispositivos que estejam conectados à sua conta do Google. Se esta rede “Encontre Meu Dispositivo” entrar no ar, você poderá ajudar outros usuários do Android a localizar seus dispositivos perdidos ou roubados.
Embora o Android possa ser encontrado em muitos tipos diferentes de dispositivos, é provável que uma grande porcentagem dos mais de 3 bilhões de dispositivos rodar o sistema operacional em todo o mundo é feito de smartphones.
A grande maioria dos smartphones Android vendidos fora da China tem o aplicativo Play Services pré-instalado, o que pode significar que eles estarão qualificados para participar da rede “Find My Device”. Para segundo plano, o Google Play Services é um dos principais componentes do Google Mobile Services (GMS), um conjunto de aplicativos e serviços feitos pelo Google que a empresa distribui para fabricantes de smartphones que buscam vender um dispositivo Android. O GMS também inclui a Play Store, a maior loja de aplicativos do ecossistema Android.
Os fabricantes de dispositivos que desejam pré-instalar a Play Store em seus dispositivos Android também devem incluir muitos outros componentes do Google Mobile Services, incluindo o Google Play Services, entre outros aplicativos.
O XDA revelou não ter mais detalhes sobre esta rede “Encontre Meu Dispositivo”, mas continuam se aprofundando na versão mais recente do Google Play Services.