O Internet Explorer, o navegador de longa duração que recebeu inúmeras piadas sobre sua velocidade, confiabilidade e segurança, será desativado no próximo ano após mais de 25 anos de serviço. A Microsoft planeja desativar o Internet Explorer em junho de 2022.
A empresa disse que vai desativar o navegador exatamente daqui a um ano, dandoaos seus últimos usuários um ano sólido para a transição para o Chrome ou Firefox, por exemplo. No entanto, haverá algumas exceções ao plano de fim de vida, como máquinas industriais que precisam do navegador para operar.
Durante anos, a Microsoft incitou os usuários do Internet Explorer em direção ao seu navegador Edge mais recente como uma alternativa mais confiável e segura para o Internet Explorer, geralmente das formas mais desagradáveis ??possíveis, exibindo anúncios na tela no segundo em que você flerta com um navegador rival. À medida que o suporte da web para o Internet Explorer diminuiu, as empresas também começaram a descontinuar o suporte para o navegador.
Desativação do Internet Explorer pela Microsoft
Ao encerrar o suporte ao Internet Explorer, a Microsoft está se separando de uma das dores de cabeça de segurança mais problemáticas de sua história. Praticamente nenhum outro software foi sujeito a mais bugs de segurança do que o Internet Explorer, em grande parte devido à sua longevidade.
A Microsoft corrigiu o Internet Explorer quase todos os meses nas últimas duas décadas, tentando ficar um passo à frente dos hackers que encontram e exploram vulnerabilidades no navegador para colocar malware nos computadores de suas vítimas. O Internet Explorer foi fortalecido ao longo dos anos, mas ficou atrás de seus concorrentes, que aceleraram com atualizações de segurança frequentes e quase invisíveis e sandboxing mais resistente para impedir que malware rodasse no computador do usuário.
Por mais que seja fácil odiar o Internet Explorer, ele está conosco há quase três décadas desde que foi lançado no Windows 95 e nos serviu muito bem. Para muitos de nós que crescemos na Internet na adolescência e na casa dos 20 anos, o Internet Explorer foi o primeiro navegador que usamos.
O TechCrunch lembra ainda que, a maioria de nós se inscreveu para obter nosso primeiro endereço de e-mail do Hotmail com o Internet Explorer. Aprendemos como codificar nossa página do MySpace usando aquele navegador e baixamos muitos “jogos” cheios de malware de aparência suspeita que deixavam o computador lento, mas não pensamos nada a respeito. Boas (ou não) lembranças!
Apesar de todos os problemas que envolveram o navegador todos esses anos, é inegável sua presença na história navegação na internet!