O Linux em Chromebooks sairá da versão beta com o Chrome OS 91

O Linux em Chromebooks está finalmente saindo da versão beta com o Chrome OS 91. Talvez mais Chromebooks cheguem até o final de 2021.

Distrobox adiciona suporte para ChromeOS e permite que mais aplicativos Linux sejam executados em Chromebooks
Imagem: Geek Blog

O Google anunciou no I/O, que o Linux em Chromebooks finalmente sairá da versão beta com o lançamento do Chrome OS 91. A empresa ofereceu aplicativos Linux no Chrome OS junto com aplicativos Android, na esperança de alcançar um público de desenvolvedores com IDEs e afins. No entanto, o Ambiente de Desenvolvimento Linux, como o Google o apelidou, estava em beta desde o primeiro lançamento. A empresa adicionou novos recursos em uma cadência constante, permitindo coisas como aceleração de GPU, melhor suporte para drives USB e assim por diante para que as pessoas pudessem ser mais produtivas ao usar aplicativos Linux.

o-linux-em-chromebooks-saira-da-versao-beta-com-o-chrome-os-91
Imagem: AndroidCentral

Com a versão 91 do Chrome OS, o Linux sairá, finalmente, de sua versão beta. Além disso, junto com o Linux, o Google também anunciou que traria o Android 11 para os Chromebooks. Tecnicamente, a atualização já começou com o Chrome OS 90 para Chromebooks selecionados e virá com uma série de novos recursos, incluindo maior otimização de aplicativos Android e um novo tema escuro.

O aumento do suporte do Google ao Android não é coincidência. A empresa diz que o sistema operacional tem um uso 3 vezes maior de aplicativos Android, e a nova atualização do Android 11 fará com que o Android seja movido para uma máquina virtual em vez do método atual baseado em contêiner, tornando-o mais fácil de atualizar no futuro. E quando o assunto é atualização, quanto mais facilidade na execução, melhor, tanto para as empresas, quanto para os usuários.

Mais Chromebooks chegando em 2021

O Google também disse que cerca de 50 novos Chromebooks seriam lançados no final deste ano, contra os 40 anteriores que ele havia mencionado em fevereiro. Os Chromebooks podem não ser motivo de entusiasmo anos atrás, mas muitos dos melhores Chromebooks são ofertas de hardware elegantes por si só. Esperamos que os novos Chromebooks sejam lançados com ainda mais recursos e que marquem a saída do Linux de sua versão beta.

Nos últimos meses, o Google empilhou recurso após recurso no Chrome OS, sendo os mais notáveis ??a adição de Nearby Share e Phone Hub no Chrome OS 89. No Chrome OS 91, esperamos ver muitos recursos implementados.

A nova leva de Chromebooks devem trazer muitas atualizações, não só de softwares, apesar de que talvez possamos acreditar que, em sua maioria, elas serão apenas de software. De qualquer forma, será muito interessante ver o Linux saindo de sua versão beta nos Chromebooks.

Esperamos que o Google nos reserve algumas surpresas no lançamentos dessas novas máquinas equipadas com o Chrome OS 91.

Via: AndroidCentral
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile