Após um ano de desenvolvimento, foi anunciada a nova versão do player de vídeo aberto MPV 0.30, que há alguns anos se separou da base de códigos do projeto MPlayer2.
Este media player é caracterizado por trabalhar sob a linha de comando, além disso, o player possui uma saída de vídeo baseada no OpenGL.
O MPV se concentra no desenvolvimento de novos recursos e na garantia de suporte contínuo às inovações nos repositórios do MPlayer sem se preocupar em manter a compatibilidade com o MPlayer.
O código MPV é distribuído sob a licença LGPLv2.1+, algumas partes permanecem sob a GPLv2, mas o processo de mudança para LGPL está quase completo.
Principais novidades do player de vídeo MPV 0.30
Nesta nova versão do player, a camada de representação integrada que usa a API gráfica Vulkan foi substituída por uma implementação baseada na biblioteca libplacebo desenvolvida pelo projeto VideoLAN.
Ele também destaca a adição de vários novos comandos ao player, dos quais podemos encontrar suporte para comandos com o indicador “async“, que permite codificar e gravar arquivos no modo assíncrono. Assim como os comandos “subprocess”, “video-add”, “video-remove”, “video-reload”.
Outra novidade do MPV 0.30 é o suporte para gamepads (via SDL2) e a capacidade de usar argumentos nomeados para o módulo de entrada e também a capacidade de reverter a reprodução.
Adicionado suporte ao protocolo Wayland “xdg-decoration” para decorar janelas no lado do servidor, suporte para comentários de apresentação nos módulos vo_drm, context_drm_egl y vo_gpu (d3d11) e suporte para o modo 30bpp (cor 30 bits por canal) para o módulo vo_dr.
O módulo vo_wayland é renomeado para vo_wlshm. No vo_gpu, foi adicionada a capacidade de melhorar a visibilidade de cenas escuras com o mapeamento de tons e no vo_gpu para x11, o código de verificação do vdpau é eliminado e o uso de EGL é garantido por padrão.
A maior parte do código relacionado à compatibilidade com discos ópticos foi removida. Eles foram eliminados VDPAU/GLX, infra- estruturas mali-fbdev e hwdec_d3d11eglrgb de vo_gpu.
O módulo demux implementa um cache de disco e adiciona o comando dump-cache, que pode ser usado para gravar sequências. A opção “–demuxer-cue-codepage” foi incluída no módulo demux_cue para selecionar a codificação de dados dos arquivos no formato CUE.
Os requisitos para a versão FFmpeg foram aumentados, pelo menos a versão 4.0 agora é necessária para que esta nova versão do MPV funcione.
Para os interessados em saber mais detalhes sobre o player de vídeo MPV 0.30, acesse esse link.
Via: Ubunlog