O que há de novo no Fedora Workstation 38

Fedora 41 visa suporte de webcam pronto para uso para laptops Intel mais recentes
Fedora 38 “Instalador simplificado” com o objetivo de facilitar as implantações de IoT

O Fedora Workstation 38 é a versão mais recente do sistema operacional de desktop Linux de ponta, feito por uma comunidade mundial, incluindo você! Este artigo descreve algumas das mudanças voltadas para o usuário nesta nova versão do Fedora Workstation. Atualize hoje do software GNOME ou use a atualização do sistema dnf em um emulador de terminal!

GNOME 44

O Fedora Workstation 38 apresenta a versão mais recente do ambiente de área de trabalho GNOME. O GNOME 44 apresenta ajustes sutis e reformulações por toda parte, principalmente no menu Configurações rápidas e no aplicativo Configurações. Mais detalhes podem ser encontrados nas notas de versão do GNOME 44.

Seletor de arquivos

A maioria dos aplicativos do GNOME são construídos no GTK 4.10. Isso apresenta um seletor de arquivos renovado com uma visualização de ícones e visualizações de imagens.

Visualização de ícones com visualizações de imagens, novo no GTK 4.10

Ajustes de configurações rápidas

Para GNOME 44 Houve várias melhorias no menu Configurações rápidas. A nova versão inclui um novo menu Bluetooth, que apresenta a capacidade de conectar e desconectar rapidamente dispositivos Bluetooth conhecidos. Informações adicionais estão disponíveis em cada botão de configurações rápidas, graças às novas legendas.

O menu Bluetooth agora pode ser usado para se conectar a dispositivos conhecidos

Também no menu de configurações rápidas, um novo recurso de aplicativos em segundo plano lista os aplicativos Flatpak que estão sendo executados sem uma janela visível.

Os aplicativos em segundo plano permitem que você veja aplicativos em área restrita em execução sem uma janela visível e feche-os

Aplicativos principais

Os principais aplicativos do GNOME receberam melhorias significativas na nova versão.

As configurações passaram por uma rodada de atualizações, focadas em melhorar a experiência em cada um dos painéis de configurações. Aqui estão algumas mudanças notáveis:

  • Grandes redesenhos de mouse e touchpad e acessibilidade melhoram significativamente a usabilidade.
  • A segurança do dispositivo atualizada agora usa uma linguagem mais clara.
  • O som redesenhado agora inclui novas janelas para o mixer de volume e som de alerta.
  • Agora você pode compartilhar suas credenciais de Wi-Fi com outro dispositivo por meio de um código QR.
O painel Mouse & Touchpad renovado em Configurações

Em Arquivos, agora há uma opção para expandir pastas na exibição de lista.

A exibição em árvore pode ser ativada nas configurações de Arquivos

O software GNOME agora verifica automaticamente se há runtimes Flatpak não utilizados e os remove, economizando espaço em disco. Você também pode optar por permitir apenas aplicativos de código aberto nos resultados da pesquisa.

Em Contatos, agora você pode compartilhar um contato por meio de um código QR, tornando super fácil compartilhar um contato da área de trabalho para o telefone!

Repositórios de terceiros

O recurso de repositórios de terceiros do Fedora facilita a ativação de uma seleção de repositórios de software adicionais. As versões anteriores incluíam uma versão filtrada do Flathub, que incluía um pequeno número de aplicativos. Para o Fedora 38, a filtragem do conteúdo do Flathub não ocorre mais. Isso significa que os repositórios de terceiros agora fornecem acesso total a todo o Flathub.

Os repositórios de terceiros ainda devem ser ativados manualmente e os repositórios individuais podem ser desativados nas configurações do software GNOME. Se você deseja impedir que aplicativos proprietários apareçam nos resultados da pesquisa, também pode fazer isso no menu de preferências do GNOME Software.

Você está no controle.

Mudanças ocultas no Fedora Linux 38

O Fedora Linux 38 apresenta muitas mudanças ocultas. Aqui estão alguns notáveis:

  • O mais recente kernel do Linux, versão 6.2, traz suporte de hardware estendido, correções de bugs e melhorias de desempenho.
  • O período de tempo que os serviços do sistema podem bloquear o desligamento foi reduzido. Isso significa que, se um serviço atrasar o desligamento de sua máquina, será muito menos prejudicial do que no passado.
  • O RPM agora usa o analisador Sequoia OpenGPG escrito em Rust para melhor segurança.
  • As fontes Noto são agora o padrão para Khmer e Thai. As versões variáveis ??das fontes Noto CJK agora são usadas para chinês, japonês e coreano. Isso reduz o uso do disco.
  • A criação de perfil será mais fácil a partir do Fedora 38, graças às mudanças em sua configuração de compilação padrão. A expectativa é que isso resulte em melhorias de desempenho nas próximas versões.
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile