Aparentemente, o Google encontrou uma solução para rodar jogos do Windows em sua própria plataforma de jogos em nuvem Stadia. A empresa planeja detalhar o uso do “emulador” do Windows para Linux na cúpula de desenvolvedores do Google for Games, que será realizada em 15 de março na próxima semana.
Jogos Windows rodando no Google Stadia em breve
Um usuário do Reddit (Via: Gizchina) viu uma sessão na cúpula detalhando “como escrever um emulador do Windows para Linux a partir do zero”. A sessão será moderada por Marcin Undak, da equipe da plataforma de portabilidade Stadia do Google, e fornecerá uma “visão geral detalhada da tecnologia por trás da solução do Google para executar jogos não modificados do Windows no Stadia”.
Aparentemente, o Google construiu seu próprio emulador do Windows para Linux para ajudar os desenvolvedores a portar jogos para o serviço sem ter que modificar o jogo para Linux. Mas, como escrever um emulador do Windows para Linux do zero?
“Visão geral detalhada da tecnologia por trás da solução do Google para executar jogos não modificados do Windows no Stadia. Este é um passo a passo técnico profundo de alguns dos principais conceitos com o objetivo de permitir que programadores curiosos entendam melhor essas tecnologias e potencialmente construam suas próprias”.
Stadia pode contar com mais jogos no futuro
Essa novidade pode abrir a porta para que mais jogos cheguem ao Stadia no futuro. Quando o Google lançou o Stadia há três anos, o hardware do servidor do serviço rodava no Linux. Em outras palavras, os desenvolvedores de jogos tiveram que portar seus jogos para o Stadia. O Google uniu as mãos com Unreal e Unity. Mas ainda há algum trabalho extra para os desenvolvedores portarem seus jogos para o Stadia.
Agora parece que o Google encontrou uma solução para eliminar esses trabalhos e permitir que os jogos do Windows sejam executados sem modificações no Stadia. A abordagem do Google funciona por meio de um emulador. Mas é mais provável que a empresa tenha construído uma camada de compatibilidade capaz de executar aplicativos do Windows sem precisar emular diretamente.
Jogos modificados
A Valve criou sua própria camada de compatibilidade Proton. Ele permite que jogos do Windows sejam executados no Linux usando uma versão modificada do Wine. O Google pode não ser a única empresa que está tentando trazer jogos não modificados do Windows para o serviço de streaming de jogos.
O Gizchina lembra que o serviço de streaming de jogos Luna da Amazon é atualmente alimentado pelo Windows. Mas a empresa tem lutado para contratar desenvolvedores com experiência em Proton. Os planos do Google ainda não estão claros.
Assim, devemos saber mais sobre seus jogos do Windows no Stadia na próxima semana. Mais uma vez, a cúpula de desenvolvedores do Google for Games começa em 15 de março.
Via: Gizchina