O Twitter disse que estava testando uma nova abordagem de moderação da comunidade que permitiria aos usuários identificar informações enganosas postadas por políticos e figuras públicas e adicionar rótulos coloridos sob esses tweets.
Twitter testa moderação da comunidade
A empresa disse que ilustrações vazadas mostram uma possível nova abordagem para combater a desinformação.
A empresa disse em comunicado:
Estamos explorando várias maneiras de lidar com informações erradas e fornecer mais contexto para tweets no Twitter. Este é um modelo de design para uma opção que envolveria comentários da comunidade. A desinformação é uma questão crítica e estaremos testando muitas maneiras diferentes de resolvê-la.
Um porta-voz disse que o projeto estava nos estágios iniciais e atualmente não possui funcionários.
Um exemplo obtido pela NBC News mostrou um plano para desenvolver um recurso de “relatórios da comunidade”, que o Twitter comparou à Wikipédia. Dessa maneira, os usuários do Twitter ganham pontos e distintivos por classificarem o conteúdo “perigosamente enganoso”.
O Twitter e outras empresas de mídia social estão sob intensa pressão para conter mentiras e desinformação em suas plataformas.
Elas introduziram medidas nos últimos meses para impedir a interferência nas eleições presidenciais dos EUA em novembro. Porém, os críticos dizem que esses esforços são insuficientes em comparação com a escala do problema.
Portanto, o Twitter anunciou que rotularia e enfatizaria os tweets que infringiam suas regras, mas vinham de figuras públicas importantes, como políticos. Mas ainda não o fez para nenhum tweet.
Além disso, a empresa proibiu anúncios políticos e disse no início deste mês que aplicaria etiquetas de aviso “falsas” em tweets que contenham formas sintéticas ou editadas de maneira enganosa e removerá qualquer que possa causar danos.
Twitter toma algumas ações
O candidato presidencial democrata Mike Bloomberg twittou na quinta-feira um vídeo do debate de quarta-feira editado para fazer parecer que outros candidatos ficaram sem fala quando ele perguntou se algum deles havia iniciado negócios.
Dessa forma, o porta-voz do Twitter disse que a empresa provavelmente rotularia o tweet de Bloomberg sob a nova política de mídia sintética e editada enganosamente, que deverá entrar em vigor em 5 de março.
Fonte: Venture Beat