O X parece ter virado o ambiente ideal para anúncios criptográficos maliciosos

Elon Musk anuncia que X (Twitter) terá videochamadas
Elon Musk anuncia que X (Twitter) terá videochamadas

O X, antigo Twitter está sendo alvo de muitos criminosos, que utilizam sua plataforma para golpes. Os cibercriminosos estão abusando dos anúncios X para promover sites que levam a drenadores de criptomoedas, lançamentos aéreos falsos e outros golpes.

Anúncios maliciosos no X

Como todas as plataformas de publicidade, o X afirma mostrar anúncios baseados na atividade do usuário, levando a anúncios que correspondem aos interesses dos usuários. Embora Elon já tivesse twittado que o YouTube é um anúncio fraudulento ininterrupto, o X parece ter seu próprio problema, exibindo cada vez mais anúncios que promovem fraudes de criptomoeda.

Esses golpes incluem links para canais do Telegram que promovem pump and dumps, páginas de phishing e links para sites que hospedam drenadores de criptografia, que são scripts maliciosos que roubam todos os ativos em uma carteira conectada.

Como o X mostra anúncios baseados nos interesses dos usuários, aqueles que não estão envolvidos com criptomoedas podem não ver esses anúncios. No entanto, aqueles que frequentam o espaço são agora bombardeados pelo que parece ser um fluxo interminável de anúncios maliciosos.

Embora os invasores tenham abusado da plataforma de anúncios do X há algum tempo, o grande volume de anúncios maliciosos aumentou rapidamente no último mês, fazendo com que o pesquisador de segurança MalwareHunterTeam os rastreasse. A situação ficou tão ruim que outros usuários do X devem deixar notas da comunidade nos anúncios para alertar os outros de que eles são golpes ou drenadores de carteiras.

No mês passado, o ScamSniffer informou que um drenador de criptomoedas chamado ‘MS Drainer’, promovido na Pesquisa Google e nos anúncios X, roubou US$ 59 milhões (cerca de R$ 287 mi) de 63.210 vítimas em nove meses.

No X, os atores da ameaça criaram anúncios que fingiam ser uma coleção NFT de edição limitada chamada Ordinals Bubbles, lançamentos aéreos falsos e lançamentos de novos tokens. Não está claro qual processo de verificação X possui para evitar esses anúncios, mas muitos usuários estão frustrados porque não há muito escrutínio sobre quais anúncios podem ser veiculados no site.

O Bloomberg informou no mês passado que a receita publicitária de X deverá cair em US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 12,2 bi), uma queda de mais de 50% na receita a partir de 2022. Isso levou os usuários do X a acreditar que o Twitter está fechando os olhos a esses anúncios maliciosos para aumentar sua receita de publicidade cada vez menor.

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