OBS Studio 27.2.1 apresenta melhorias para suporte da câmera e a captura do PipeWire no Linux

OBS Studio traz novidades para Linux

O OBS Project lançou o OBS Studio 27.2.1 que melhora o suporte da câmera e a captura do PipeWire no Linux. Este é, portanto, o primeiro lançamento pontual da mais recente série OBS Studio 27.2. O programa serve para gravação de tela e streaming ao vivo poderoso, gratuito e de código aberto.

A atualização está chegando apenas uma semana após o lançamento do OBS Studio 27.2. Assim, o lançamento pontual do OBS Studio 27.2.1 está aqui para resolver alguns problemas relatados pelos usuários da versão anterior. Além disso, vai melhorar algumas das funcionalidades existentes na tentativa de tornar o software mais estável e confiável durante gravações e streaming.

Uma nova versão do OBS Studio 27.2 saiu depois de quase quatro meses de desenvolvimento. Assim, o novo OBS Studio 27.2 foi lançado com suporte oficial Flatpak e captura mais robusta de PipeWire. Portanto, esta é a versão estável mais recente deste popular e poderoso software de gravação de tela e transmissão ao vivo de código aberto para GNU/Linux, macOS e Windows.

OBS Studio 27.2.1 apresenta melhorias para suporte da câmera e a captura do PipeWire no Linux

OBS Studio 27.2.1 apresenta melhorias para suporte da câmera e a captura do PipeWire no Linux
OBS Studio 27.2.1 apresenta melhorias

Especificamente para usuários de Linux, o lançamento do OBS Studio 27.2.1 traz muitas novidades. Entre elas, podemos destacar:

  • melhora o suporte da câmera, resolvendo um problema em que algumas câmeras não decodificam corretamente em sistemas GNU/Linux;
  • e conecta um vazamento de memória no novo recurso de captura PipeWire.

Ele também adiciona uma solução “lendária” para corrigir algum tipo de bug de driver/kernel que fez com que a fonte do navegador acionasse um congelamento completo do sistema para alguns usuários de GPU NVIDIA. Por outro lado, melhora o desempenho da versão atualizada do Chromium da fonte do navegador. Além disso, atualiza o AOM/SVT para obter novos recursos upstream.

  • Fora isso, ele corrige um problema que quebrou alguns atalhos de teclado comuns (por exemplo, Ctrl-F para ajustar uma fonte à tela);
  • corrige SRT e RIST de travar o aplicativo quando um URL não está definido ou quando uma fonte de mídia está desabilitada com um URL RIST;
  • e corrige um problema que quebrava a alça de redimensionamento quando era arrastada até o topo na janela de filtros.

Entre outras mudanças dignas de nota incluídas na versão pontual do OBS Studio 27.2.1, está que ao ocultar o aplicativo da captura agora é registrado. Do mesmo modo, existem alguns outros bugs específicos que receberam correção para usuários de macOS e Windows.

Então, caso tenha interesse, pode baixar o OBS Studio 27.2.1 agora mesmo no site oficial ou instalá-lo/atualizá-lo como um aplicativo Flatpak do Flathub assim que a atualização chegar lá.

Via 9to5Linux