O OcoMon é um sistema livre e de código aberto para gerenciamento e operacionalização de áreas de prestação de serviços e que se popularizou no Brasil entre os anos de 2005 e 2009. Ficou estagnado até o início de 2020 quando então retornou com força, causando impacto na comunidade de software livre.
OcoMon surgiu em Março de 2002 como projeto pontual e pessoal do programador Franque Custódio, tendo como características básicas o cadastro, acompanhamento e consulta de ocorrências de suporte. O sistema foi inicialmente utilizado pela área de suporte do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) e a partir daquele momento foi assumido pelo então Analista de Suporte Flávio Ribeiro que herdou a ferramenta básica e a transformou em um robusto sistema de gestão de chamados através da implementação de diversas características buscando atender a questões de ordem prática, operacional e gerencial de áreas de suporte técnico como Helpdesks e Service Desks.
Em Maio de 2003 foi desenvolvida a primeira versão do módulo de inventário (Invmon) que funcionava como um sistema em separado, e a partir de então todas as informações de atendimentos começaram a ficar vinculadas ao respectivo equipamento, acrescentando grande praticidade e valor ao sistema de atendimento.
Com a percepção da necessidade crescente de informações mais relacionadas com a questão de qualidade no suporte, no início de 2004 foram adicionadas características de gerenciamento de SLAs, mudando de forma sensível a maneira como o gerenciamento de chamados vinha acontecendo e obtendo crescente melhoria da qualidade final de acordo com os indicadores fixados para os serviços realizados.
No início de 2005, os dois sistemas: OcoMon e InvMon foram integrados em um layout unificado e permanecendo com o nome único de OCOMON.
O sistema se popularizou no Brasil principalmente entre os anos de 2005 e 2009 quando foi lançada a RC6 da versão 2.0, no entanto, após esse lançamento o desenvolvimento do sistema ficou estagnado, sem atualizações de qualquer ordem, e sua utilização foi diminuindo com o tempo.
Ocomon anuncia versão 4.0 com várias melhorias. A primeira Release Candidate (RC) do OcoMon 4.0 acaba de ser lançada. Entre as novidades destacam-se:
- Abertura de chamados via e-mail;
- Fila de e-mails;
- Campos customizados;
- Rótulos/Tags para as ocorrências;
- Filtro dinâmico para o Painel de Controle;
- Gerência de áreas de atendimento;
- Formulário aberto para abertura de chamados por usuários não cadastrados;
- Flexibilidade para configuração de obrigatoriedade de qualquer dos campos das ocorrências em cada uma das etapas de vida (abertura, edição e encerramento);
- Autenticação via LDAP;
- API para integração;
- Diversas melhorias cosméticas, refinamentos múltiplos, refatoramentos e otimizações diversas.
A lista completa de modificações pode ser acessada aqui: https://ocomonphp.sourceforge.io/changelog-incremental/
É possível testar o sistema sem precisar instalar. Para isso há um container Docker preparado com a versão 4.0. Acesse a página de downloads e veja as instruções: https://ocomonphp.sourceforge.io/downloads/
Site: https://ocomonphp.sourceforge.io/
Algumas telas: https://ocomonphp.sourceforge.io/algumas-telas/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/OcoMonOficial