Se você pedir ajuda ao smartwatch com tecnologia do Google via “OK, Google”, poderá ficar sem resposta, pelo menos até uma correção acontecer. Muitos usuários no Issue Tracker, Reddit e em outros lugares estão relatando que a detecção de hotword “OK Google” foi quebrada para pelo menos alguns proprietários de relógios Wear OS.
Wear OS: “OK, Google” corrompido
A extensão total do problema não está clara ainda, mas os usuários relatam problemas de “OK Google” em uma variedade de modelos de relógio. O Android Authority não conseguiu que o assistente de voz reconhecesse a frase em um Fossil Gen 5 ou no Oppo Watch. Enquanto outros relataram funcionalidade interrompida em pulseiras como o TicWatch Pro 3, por exemplo.
Além disso, parece que o problema é recorrente. Relatórios de problemas do “OK Google” vêm surgindo há meses. Assim, esse problema agora, é só uma piora para proprietários de smartwatches.
Vale lembrar que o “OK Google” é um recurso fundamental para muitos proprietários de smartwatches. Ele é a chave para verificar o tempo ou enviar um texto quando suas mãos estão ocupadas, por exemplo. Isso também reforça as preocupações de que o Google está deixando o Wear OS definhar enquanto Apple, Samsung e outros vão na frente, aponta o Android Authority.
“Há esperança de que o Google preste mais atenção a seu software vestível agora que possui o Fitbit. No momento, porém, as falhas de hotword não estão exatamente consertando a reputação do Google de negligenciar o Android em relógios e outros dispositivos além dos telefones”, completa.
Um porta-voz do Google confirmou ao Android Authority que a empresa está ciente do problema que afeta os dispositivos Wear OS. No entanto, atualmente não há um cronograma projetado para que uma correção chegue.
“A capacidade de usar o Google Assistente em dispositivos wearable é uma das muitas maneiras impactantes de ajudar as pessoas a fazer as coisas em trânsito. Estamos cientes dos problemas que alguns usuários estão encontrando e continuaremos trabalhando com nossos parceiros para resolvê-los e melhorar a experiência geral”, disse o porta-voz.