Vários países têm aplicativos de rastreamento e sintomas da COVID-19, mas a Organização Mundial da Saúde deseja preencher essas lacunas nos países que estão sobrecarregados demais para desenvolver seu próprio software. Bernardo Mariano, da OMS, disse à Reuters em entrevista que a organização planejava lançar um aplicativo de avaliação de sintomas de COVID-19 em todo o mundo no final de maio. Qualquer governo poderia lançar uma versão personalizada do aplicativo, disse Mariano. Assim, a versão ajudará os países que “não têm nada”.
OMS lançará um aplicativo de COVID-19 para países que não fazem seus próprios
A organização também está tentando adicionar rastreamento de contatos e conversou com a Apple e o Google sobre o uso de sua tecnologia de rastreamento conjunto. Questões legais e de privacidade impediram a OMS de subir a bordo, disse Mariano. A Apple e o Google prometeram um sistema descentralizado que mantém os dados anônimos, mas ainda há preocupações de que as empresas possam abusar dos dados para obter lucro mais tarde.
Até o aplicativo básico de sintomas pode ser vital. Um aplicativo da OMS disponível globalmente poderia informar melhor as pessoas que talvez não soubessem o que esperar do coronavírus. Além disso, ele poderia solicitar que mais pessoas fossem testadas. Enquanto isso, o rastreamento generalizado de contatos pode ser crucial para restaurar a sociedade após os bloqueios; ele poderia rastrear com mais precisão a propagação do vírus e ajudar a limitar o escopo de outros fechamentos.
Fonte: Engadget
Leia mais:
WhatsApp se une à OMS para lançar 21 novas figurinhas sobre a vida em quarentena
OMS alerta: jogue videogame e não saia de casa
Hackers têm como alvo os principais funcionários da Organização Mundial da Saúde
Grupo de hackers quebra promessa de não atingir organizações médicas durante surto de coronavírus
Operação PANDA-19 Hackers chineses impulsionam a cadeia de infecção cibernética COVID-19