Nas últimas duas semanas, o OnePlus esteve sob pressão após a descoberta de que estava limitando o desempenho do OnePlus 9 e 9 Pro. No entanto, agora, a empresa está trabalhando na integração de um botão para seu modo otimizado quando o OxygenOS 12 chegar no final deste ano. Isso deve resolver a questão que tanto gerou insatisfação nos usuários.
Os problemas começaram depois que um relatório foi publicado, revelando que o OnePlus estava intencionalmente limitando certos aplicativos em um esforço para aumentar a vida útil da bateria. O AndroidCentral revela que, ao tentar executar benchmarks tradicionais através do Geekbench, o “problema” não se revelou. Em vez disso, não foi até que você tentou executar benchmarks baseados em navegador que seu desempenho começou a diminuir.
A situação piorou ainda mais depois que a OnePlus compartilhou o raciocínio por trás da decisão. A maioria dos seus aplicativos e jogos gráficos e com uso intensivo de processador não serão afetados. Em vez disso, seu telefone começará a acelerar “com ações que não requerem a potência máxima”, dizendo que, com certas ações como rolar pelo Twitter ou Instagram, “não é necessário que a CPU rode a quase 3GHz para fazer isso sem problemas”.
A OnePlus trabalha na integração de um botão para seu modo otimizado no OxygenOS 12 para apagar o incêndio causado pela limitação de aplicativos
Logo após a publicação do relatório inicial, houve um pequeno protesto na comunidade Android sobre por que o OnePlus estaria estrangulando seu carro-chefe. O maior problema é que o OnePlus não revelou nenhuma dessas limitações potenciais até depois do fato, levando a um sentimento de desconfiança na comunidade.
Em declarações ao Android Police, o OnePlus revelou que as “otimizações de desempenho” também estão integradas no OnePlus 9R e no Nord 2, embora “em vários graus”. No entanto, a empresa confirmou com a AP e em uma postagem no fórum que está trabalhando para oferecer aos usuários a opção de remover essas otimizações com o próximo lançamento do OxygenOS 12.
Adicionar essa alternância daria ao usuário o controle sobre se deseja priorizar o desempenho em relação à vida útil da bateria. Ele não funcionaria de maneira muito diferente de usar os diferentes modos de economia de energia encontrados nos melhores telefones Android. Assim, talvez, seja a saída mais viável.
Com o Android 12 chegando em breve, o OxygenOS 12 já está em desenvolvimento, então esperamos que este novo modo otimizado esteja disponível na primeira versão beta disponibilizada pela OnePlus. A OnePlus deverá se esforçar mais para “reconquistar” a confiança da comunidade, com o básico: transparência.