Open-Source Firmware Foundation (OSFF) entra na defesa do código aberto

Comunidade open source diz não à exploração gratuita por grandes empresas e revisam licenças de software
Criada a Open-Source Firmware Foundation (OSFF) para defesa do código aberto

Acaba de ser criada a Open-Source Firmware Foundation (OSFF), uma entidade que tem a grande missão de expandir o uso de firmware de código aberto por todos os lados quando falamos em tenologia.

Os membros fundadores da Open-Source Firmware Foundation são 9elements Cyber ??Security e Mullvad VPN. A nova organização twittou sua última atualização de status com a maior parte da infraestrutura necessária para ser estabelecida como uma corporação de benefício mútuo sem fins lucrativos de Oregon.

Acabamos de criar o primeiro Conselho de Administração, presidente e secretário. Em breve, enviaremos os documentos para nossa página inicial para sua análise.

1. Contrato Social

2. Estatuto Social –

3. Contratos de adesão –

4. Conta bancária – pendente.

5. Primeiros grupos de trabalho –


Criada a Open-Source Firmware Foundation (OSFF) para defesa do código aberto

Criada a Open-Source Firmware Foundation (OSFF) para defesa do código aberto

O site osfw.foundation explica seus objetivos:

A Open-Source Firmware Foundation (OSFF) é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo geral de melhorar a comunicação entre todas as partes envolvidas no espaço de firmware de código aberto. O OSFF foi fundado em 2021 por um grupo de empresas líderes do setor em firmware de código aberto.

A fundação define seus objetivos para pesquisar e educar corporações e indivíduos sobre firmware de código aberto por meio do compartilhamento de recursos intelectuais, infraestrutura, serviços, eventos e treinamento.

O OSFF pretende ser uma organização abrangente para todas as partes interessadas em firmware de código aberto e atua como o primeiro ponto de contato no ecossistema de firmware de código aberto.

É possível entrar em contato e fazer parte da entidade. Para isso, confira os slides do OSFF para ver todos os benefícios da adesão ao OSFF.

São, inicialmente, 4 os cofundadores. O objetivo é conseguir o sucesso em relação a que mais OEMs/ODMs adotem práticas de firmware de código aberto.

Intel se une à RISC-V International e ajudará com o software de código aberto RISC-V

A Intel Foundry Services já cortejou a SiFive como cliente e houve até mesmo conversas no ano passado da Intel supostamente querer adquirir o principal designer de chips RISC-V. No entanto, a Intel anunciou que se juntou à RISC-V International como seu mais recente movimento em torno deste software de código aberto processador ISA.

A Intel está se juntando à organização RISC-V International como membro Premier. Essa mudança faz parte do investimento contínuo da Intel na arquitetura aberta RISC-V. Embora eles já tenham seus processadores Nios V baseados em RISC-V, a Intel não está necessariamente planejando algo como substituir x86_64 por RISC-V no curto prazo. Porém, faz esse movimento para investir no ecossistema a longo prazo e, esperançosamente, atrair mais clientes aos Serviços de Fundição Intel.

De acordo com o anúncio, a Intel também ajudará o RISC-V a acelerar seu suporte de software de código aberto,

Hoje a Intel anunciou vários benefícios imediatos da comunidade RISC-V liderados pela Intel Foundry Services (IFS). plataforma de desenvolvimento que permite liberdade na experimentação, incluindo parceiros em todo o ecossistema, universidades e consórcios.

Eles também acrescentaram no comunicado de imprensa:

A estratégia IFS fornecerá uma ampla gama de propriedade intelectual (IP) de liderança otimizada para tecnologias de processo Intel. A IFS é a única fundição a oferecer IP otimizado para todas as três ISAs líderes do setor: x86, Arm e RISC-V. A Intel já viu uma forte demanda de clientes de fundição para oferecer suporte a mais ofertas de IP RISC-V. 

A Intel também anunciou um fundo de US$ 1 bilhão para ajudar a construir um ecossistema de inovação de fundição.

Via Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile