O OpenBSD 7.1 saiu nesta semana como a mais nova versão deste popular sistema operacional BSD voltado para a segurança. Desta vez, o OpenBSD 7.1 tem suporte ao Apple Silicon “Ready” e AMD RDNA2 Graphics.
O OpenBSD 7.1 apresenta um trabalho contínuo no suporte ao Apple Silicon (Apple M1). Com o OpenBSD 7.1, o suporte ao Apple Silicon agora é considerado “pronto para uso geral” com suporte a teclado/touchpad para laptops M1, um driver de controlador de gerenciamento de energia adicionado, drivers de controlador I2C e SPI e uma variedade de outras adições de driver para suportar o Apple Hardware de silício.
O OpenBSD 7.1 também possui uma série de outras melhorias que beneficiam as arquiteturas ARM de 64 bits (ARM64) e RISC-V. O OpenBSD 7.1 também traz melhorias no kernel SMP, suporte para futexes com memória anônima compartilhada e muito mais. Na parte gráfica, há a atualização do código DRM do Linux em relação ao estado encontrado no Linux 5.15.26, além de agora habilitar o suporte ao Intel Elkhart Lake, Jasper Lake, Rocket Lake. No lado da AMD, agora há suporte para APUs Van Gogh, APUs Rembrandt e Yellow Carp e GPUs Navi 22/23/24. O suporte de driver gráfico entre os sistemas operacionais BSD continua sendo em grande parte portas do código de driver gráfico Linux de código aberto existente.
O OpenBSD 7.1 é complementado por melhorias no VMM, suporte a DNSSEC em seu resolvedor libc, várias outras melhorias de suporte de hardware Intel Jasper Lake e Tiger Lake, e o IGC agora é mesclado como um driver para controladores Ethernet Intel 2.5Gb.
Plataformas novas/estendidas:
- O suporte para Apple Silicon Macs melhorou e está pronto para uso geral:
- Adiciona aplspi(4), um driver para o controlador SPI encontrado no Apple M1 SoC.
- Adiciona suporte aplhidev(4) para teclado/touchpad em laptops Apple M1.
- Introduz o aplpmgr(4), um driver para o controlador de gerenciamento de energia encontrado nos SoCs da Apple.
- Introduziu o aplmbox(4), um driver para a caixa de correio que fornece um canal de comunicação com núcleos adicionais integrados nos SoCs da Apple.
- Introduz o apliic(4), um driver para o controlador I2C encontrado nos SoCs da Apple.
- Adiciona as identificações de chip usadas nos Macs Apple M1 Pro/Max e Apple T2 ao bwfm(4).
- Reescreveu o código de manipulação da FPU do kernel arm64 para corrigir as falhas aleatórias vistas com os kernels SMP no Apple M1.
- Restringiu a interface pci(4) ioctl a dispositivos detectados pelo kernel, evitando que as sondas PCI do Xorg quebrassem o chip WiFi em macs M1.
- Introduzido o aplsmc(4), um driver para o SMC encontrado nos SoCs Apple M1.
- Introduziu o aplnco(4), um driver para o clock do oscilador controlado numericamente (NCO) que aciona os clocks de áudio no silício da Apple.
- Introduziu o tascodec(4), um driver para o codec de amplificador de áudio digital TI TAS2770/TAS5770 encontrado em Macs Apple M1.
- Introduzido o apldma(4), um driver para o controlador DMA encontrado nos SoCs da Apple.
- Adicionado suporte para ligar explicitamente alguns dispositivos PCIe no M1 e M1 Pro/Max por meio de um GPIO controlado pelo SMC.
- Adicionado aplcpu(4), um driver para controlar os níveis de desempenho da CPU em SoCs da Apple.
- Aplintc(4) modificado para suportar um controlador de interrupção mais recente, tornando o OpenBSD executado em máquinas M1 Pro/Max.
- Adiciona suporte nvmem ao aplpmu(4) e disponibilizado em PMUs Apple SPMI.
- Adiciona suporte RTC para aplsmc(4).
- O instalador do ramdisk arm64 buscou o firmware bwfm(4) da partição do sistema EFI em dispositivos Apple Silicon para uso durante a instalação e adição ao sistema recém-instalado.
- Adiciona suporte para controlar LEDs de teclado para aplhidev(4).
- Adiciona suporte básico de GPIO ao aplsmc(4).
- Garante que o apldart mantém o DART ativado na frente do controlador de exibição para preservar seu acesso ao framebuffer e exibição contínua.
- Corrige o tempo de leitura da placa-mãe em máquinas Apple com firmware SMC antigo.
- Implementa suporte a reinicialização/desligamento em aplsmc(4).
- Implementa suporte aplintc(4) para múltiplas matrizes, fazendo o OpenBSD funcionar no M1 Ultra.
Downloads e a longa lista de mudanças do OpenBSD 7.1 na íntegra no OpenBSD.org.
Via Phoronix