Há algum tempo, tivemos a chegada do OpenSilver que substituiu o Silverlight e este recurso agora apresenta o XAML para Blazor. O Blazor é uma tecnologia da Microsoft que revolucionou a maneira como os desenvolvedores .NET constroem aplicativos da Web. Ele naturalmente ganhou popularidade entre os desenvolvedores .NET nos últimos anos.
No entanto, os desenvolvedores acostumados a usar XAML para criar UIs acharam difícil adaptar-se à abordagem baseada em HTML/CSS e Razor para renderizar páginas.
Reconhecemos essa necessidade crescente na comunidade de desenvolvedores de uma abordagem mais unificada. Uma abordagem que permitiria aos desenvolvedores aproveitar suas habilidades XAML existentes nos aplicativos Blazor e ainda ter a opção de usar HTML/CSS/Razor.
Com XAML para Blazor, temos o orgulho de fornecer uma solução que preenche a lacuna entre páginas HTML renderizadas por Razor e páginas WPF/Silverlight/UWP/WinUI renderizadas por XAML. Isso permite que os desenvolvedores criem aplicativos da web ricos em recursos que aproveitam os pontos fortes de ambas as tecnologias.
“Hoje, temos o prazer de anunciar o lançamento de “XAML para Blazor”, uma nova extensão Blazor da Userware que traz o poder do XAML para aplicativos Blazor WebAssembly.
Ele combina a familiaridade e os recursos do XAML com a versatilidade do Blazor, capacitando os desenvolvedores .NET a criar aplicativos da Web de ponta com ainda mais facilidade e flexibilidade”.
OpenSilver substituiu o Silverlight e apresenta o XAML para Blazor
Integrando XAML com Blazor: uma experiência perfeita
Distribuímos o XAML para Blazor como um pacote NuGet que estende o Blazor WebAssembly. Observe que ainda não há suporte para Blazor Server-side.
Comece simplesmente referenciando o pacote “XamlForBlazor” do seu projeto Blazor do lado do cliente. Agora você pode começar a usar arquivos XAML lado a lado com seus arquivos Razor, criar UserControls com Code-behind e facilmente referenciar controles XAML de seus arquivos Razor, permitindo uma mistura de Razor/HTML/CSS e XAML.
Uma extensão opcional do Visual Studio (VSIX) também está disponível. Ele adiciona modelos à caixa de diálogo “Adicionar novo item” do Visual Studio e facilita a criação de novos arquivos XAML a partir de projetos Blazor.
O dialeto primário com suporte do XAML é muito semelhante ao do WPF. Ele é praticamente idêntico ao do Silverlight, e a equipe está adicionando cada vez mais recursos somente do WPF. Esse dialeto também é semelhante ao de UWP/WinUI, e os desenvolvedores que usam Xamarin Forms e aplicativos .NET MAUI o acharão familiar. Nossos especialistas podem ajudá-lo a migrar aplicativos herdados, caso você os tenha.
Um guia de introdução pode ser encontrado aqui.
Capacitar desenvolvedores .NET com opções e flexibilidade
Assim, se espera oferecer aos desenvolvedores as ferramentas e flexibilidade para escolher a melhor abordagem para seus projetos.
A visão para o XAML for Blazor não é substituir o Razor, mas sim complementá-lo, capacitando os desenvolvedores e dando-lhes mais opções para criar aplicativos Web ainda mais poderosos.
Combinando os pontos fortes de XAML e Blazor, devem elevar o Blazor como uma alternativa ainda mais atraente para estruturas não baseadas em .NET, como React e Angular.
“Vislumbramos um futuro em que os aplicativos Blazor incorporarão perfeitamente o Razor e o XAML, utilizando os pontos fortes de cada abordagem para criar aplicativos Web poderosos, ricos em recursos e de fácil manutenção”.
Mais detalhes, você encontra aqui.