Parra quem gosta de novidades, acaba de aparecer mais uma em relação a distribuições Linux. É o openSUSE Slowroll que acaba de ser lançado como uma alternativa mais lenta ao openSUSE Tumbleweed. A distribuição openSUSE Slowroll é um meio-termo entre a distribuição openSUSE Tumbleweed Linux de lançamento contínuo e o openSUSE Leap alinhado ao SUSE Linux Enterprise com suas versões fixas. O novo openSUSE Slowroll é uma distribuição semelhante a um lançamento contínuo com atualizações “a cada um ou dois meses”, mas com constantes correções de bugs/segurança.
O novo site openSUSE Slowroll se descreve como:
“Slowroll é uma nova distribuição de 2023 baseada em Tumbleweed, mas rolando mais lentamente. Com atualizações a cada um ou dois meses com correções de bugs e correções de CVE conforme chegam. A maioria das atualizações deve ser enviada para a Fábrica e migrará automaticamente para Slowroll após a aceitação. Certifique-se de mencionar correções CVE relevantes e referências boo# em arquivos .changes para acelerar a migração. Os envios diretos só devem ser necessários para backports de correções urgentes que exigem pacotes principais atualizados no Factory (que são muito arriscados para atualizar rapidamente).”
O openSUSE Slowroll está atualmente disponível em forma experimental através de novas ISOs ou atualização do Leap/Tumbleweed através da substituição dos repositórios em uso.
A SUSE anunciou que fará um fork do RHEL.
“Hoje a SUSE, a empresa por trás do Rancher, NeuVector e SUSE Linux Enterprise (SLE) e líder global em soluções corporativas de código aberto, anunciou que está bifurcando o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) disponível publicamente e desenvolverá e manterá um sistema compatível com RHEL distribuição disponível para todos sem restrições. Nos próximos anos, a SUSE planeja investir mais de US$ 10 milhões neste projeto.”
O anúncio da SUSE diz que eles permanecem totalmente comprometidos com o SUSE Linux Enterprise e o openSUSE, ao mesmo tempo que reconhecem que as empresas e as comunidades de código aberto merecem escolha e liberdade em relação à dependência de fornecedores.
A SUSE planeja contribuir com seu projeto RHEL para uma fundação de código aberto e garantir acesso gratuito e contínuo a esse código-fonte alternativo.