openSUSE Tumbleweed começa a implementar o KDE Plasma 6 Desktop, mas ainda está sem padrão Wayland

A criptografia de disco total está planejada para ser introduzida no próximo candidato a lançamento do Aeon Desktop para melhorar a segurança de dados para seus usuários. Espera-se que o recurso seja incluído no próximo Release Candidate 3 (RC3). Full Disk Encryption é projetado para proteger os dados em casos de perda de dispositivo, roubo ou inicialização não autorizada em um sistema operacional alternativo. Dependendo da configuração de hardware de um sistema, a criptografia do Aeon será configurada em um dos dois modos: Padrão ou Fallback.
opensuse

Mesmo estando sem o padrão Wayland, a distribuição Linux openSUSE Tumbleweed começa a implementar o KDE Plasma 6 Desktop.

A distribuição Linux do lançamento do openSUSE Tumbleweed começou a lançar os pacotes KDE Plasma 6.0.1, Gear 24.02 e Frameworks 6.0. O Plasma 5 está sendo substituído dentro do repositório do Tumbleweed, mas o openSUSE Tumbleweed ainda não está fazendo a transição para a sessão Wayland por padrão.

O Plasma 6 no openSUSE Tumbleweed tem se saído bem nos testes do desenvolvedor e bugs descobertos estão sendo corrigidos para os próximos lançamentos pontuais do KDE Plasma 6.0.

openSUSE Tumbleweed começa a implementar o KDE Plasma 6 Desktop, mas ainda está sem padrão Wayland

openSUSE Tumbleweed começa a implementar o KDE Plasma 6 Desktop, mas ainda está sem padrão Wayland

O desenvolvedor do openSUSE, Fabian Vogt, que tem coordenado o pouso do Plasma 6 em Tumbleweed, observou que a sessão do KDE Wayland ainda não é o padrão. O Plasma no Tumbleweed mudará para Wayland mais tarde para ajudar a diferenciar bugs específicos do Wayland versus problemas gerais do Plasma 6.

  1. Para novas instalações, o tema GTK não está definido corretamente: https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=482763 solução alternativa é defini-lo manualmente nas configurações do sistema ou executar “kded5” uma vez
    em um terminal ou krunner.
  2. Para atualizações (qualquer versão), o ícone do lançador muda para o Plasma: https://github.com/openSUSE/plasma-opensuse/pull/25 solução alternativa é alterar o ícone manualmente para “start-here-branding” por enquanto.
  3. Atualizações de sistemas muito antigos falham devido a “libksysguard5-helper”: https://bugzilla.opensuse.org/show_bug.cgi?id=1221350 Ao atualizar do Leap <= 15.3, você pode encontrar

Problema: libksysguard5-plugins-5.27.10-2.2.x86_64 requer
libprocesscore.so.9()(64bit), mas esse requisito não pode ser fornecido

Como solução alternativa, selecione a opção “desinstalação da libksysguard5-helper”.

  1. Plasmashell leva 25s durante a partida se o bluetooth não estiver disponível: https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=481870 Se o kdeconnect-kde estiver instalado em um sistema sem bluetooth HW, ele atrasa
    Plasma começa por 25s. A solução alternativa é desativar o ícone da bandeja de sistema do KDE Connect.
  2. O recurso etesync está quebrado no kdepim-runtime 24.02.0. Estará de volta
    um dos próximos instantâneos.

Mais detalhes sobre a transição do Plasma 6 para o openSUSE Tumbleweed através da lista de discussão do openSUSE Factory.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile