OpenZFS 2.2 lançado com clonagem de blocos, suporte a contêineres Linux e melhor desempenho. O OpenZFS 2.2 foi promovido para estável como a mais recente atualização importante para esta implementação de sistema de arquivos ZFS de código aberto para sistemas Linux e FreeBSD. Com o OpenZFS 2.2 vêm muitos novos recursos interessantes, melhorias de desempenho e outros aprimoramentos para esta evolução do ZFS de código aberto.
OpenZFS 2.2 introduz suporte à clonagem de bloco para permitir que arquivos ou partes de arquivos sejam usados ??para reflinks/manipulação de cópia na gravação em nível de arquivo. OpenZFS 2.2 também adiciona suporte a contêiner Linux com várias interfaces de contêiner específicas do Linux agora suportadas, suporte para OverlayFS, montagens IDMAPPED em um espaço de nome de usuário e outros recursos.
OpenZFS 2.2 vem com clonagem de blocos, suporte a contêineres Linux e melhor desempenho
O OpenZFS 2.2 também adiciona soma de verificação BLAKE3 que é muito mais rápida do que SHA-256 e SHA-512. Há também um novo “zfs recebe” corretivo para reparar dados corrompidos em sistemas de arquivos, propriedades Vdev e uma variedade de melhorias de desempenho. Entre o trabalho de desempenho no OpenZFS 2.2 está ARC totalmente adaptável, somas de verificação SHA2 com suporte para aceleração de hardware quando disponível, aborto antecipado de Zstd, melhorias de pré-busca e outras otimizações gerais de desempenho.
OpenZFS 2.2 é compatível com a atual série estável do Linux 6.5. Downloads e mais detalhes sobre esta emocionante atualização do sistema de arquivos OpenZFS via GitHub.
Enquanto isso, na próxima semana acontecerá o OpenZFS Developer Summit , de 16 a 17 de outubro, em São Francisco. Entre as palestras para o OpenZFS Summit deste ano estão desduplicação rápida, aceleração de compactação / soma de verificação / RAIDZ ZFS, suporte de montagem IDMAPPED, expansão RAIDZ e OpenZFS em escala.